Funções e fatores críticos de sucesso

Páginas: 7 (1559 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho constitui um resumo da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas.
Com o intuito de elucidar as funções da Administração Clássica e da Administração das Relações Humanas, destacando seus pontos positivos e suas críticas, foi preciso a elaboração de um trabalho acadêmico sobre o tema.
Este tema surgiu no âmbito da unidade do Centro Universitário São Camilo,Campus II, Ipiranga.

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

O trabalho do francês Henry Fayol foi considerado uma das maiores contribuições para o campo da gerência e da administração. (Kwasnicka, p.35)
Ao contrário de Taylor, que começou no nível operacional de uma organização (oficinas), Fayol trabalhou nos níveis organizacionais de cúpula administrativa, buscando uma definição dasresponsabilidades em todos os níveis organizacionais. Ele provou também a aplicabilidade de seus princípios tanto em organização de transformação (indústria), como na área governamental. (Kwasnicka, p.35)
A Teoria Clássica se preocupa com a divisão no nível dos órgãos que compõe a organização, isto é, com departamentos, divisões, seções, unidades, etc. Para a Teoria Clássica, a divisão de trabalho, pode-sedar em duas direções, a Vertical e a Horizontal. (Chiavenato, pg. 85).
Fayol relacionou quatorze princípios básicos, que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor. A própria divisão de trabalho, tão características dos trabalhos de Taylor, era defendida por Fayol para cargos técnicos e também administrativos: divisão de trabalho; autoridade e responsabilidade; unidade de comando;unidade de direção; disciplina; prevalência dos interesses gerais; remuneração; centralização; hierarquia (dadeia escala); ordem; equidade; estabilidade dos funcionários; iniciativa; espírito de corpo (Sprit de corps) (Ferreira, A.A., pg. 22-23)
Ao lado dos princípios gerais, Fayol enunciou as funções precípuas da gerência administrativa. O conjunto das funções administrativas forma o processoadministrativos. A idéia de processo inclui o aspecto dinâmico da relação entre as diferentes funções, com cada uma delas influenciando e sendo influenciada pelas demais. São elas:
Planejar – significa estabelecer os objetivos da organização, especificando a forma como serão atingidos. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir os objetivos traçados. É a primeira dasfunções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras.
Comandar – significa fazer com que os subordinados executem o que deve ser feito.
Organizar – é a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma, segundo o planejamento traçado.
Controlar - é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitamassegurar que as atitudes adotadas são as mais compatíveis com que a organização almeja.
Coordenar – a implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a organização (departamentos e pessoal), tendo em vista os objetivos traçados. (Ferreira, A.A., pg. 24)
Fayol dava preferência pela organização linear, que constitui um dos tipos mais simples deorganização, baseando nos princípios de: Unidade de Comando ou Supervisão Única; Unidade de Direção; Centralização da Autoridade; Cadeia Escalar. (Chiavenato, pg. 86).

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Pode até parecer paradoxal que, frente à enorme onda de desemprego resultante da crise de 29, os estudiosos das organizações se preocupassem com o fator humano no trabalho. (Ferreira, A.A., pg. 26)
ATeoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos: da necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano; o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia; as idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FATORES CRÍTICO PARA O SUCESSO DE UMA SECRETÁRIA
  • Fatores críticos de sucesso
  • Fatores Criticos de Sucesso
  • Fatores críticos de sucesso
  • Fatores críticos do sucesso
  • Fator critico de sucesso
  • Fatores criticos de sucesso em gp
  • Fatores Críticos de Sucesso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!