Funções químicas e funções inorgânicas

Páginas: 47 (11515 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
INTRODUÇÃO
Química inorgânica ou química mineral é o ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem o carbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações.
Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas"substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas".São eles:
Ácidos - Bases ou hidróxidos – Sais - Óxidos
Categoria das reações da química inorgânica
Há quatro categorias das reações da química inorgânica: reação de síntese (ou combinação), reação de decomposição, reação de simples troca e reação dedupla troca.
Campo da química inorgânica
Os maiores ramos da química inorgânica incluem:
Minerais, tais como sal, amianto, silicatos, ...
Metais e suas ligas, como ferro, cobre, alumínio, latão, bronze ...
Compostos envolvendo elementos não-metálicos, como silício, fósforo, cloro, oxigênio, por exemplo água
Compostos de coordenação que envolvem metais de transição e espécies doadoras deelétrons.
Comercialmente substâncias inorgânicas importantes incluem chips de silício, transistores, monitores de cristal líquido, cabos de fibra óptica e um grande número de catalisadores.
A química inorgânica é baseada na físico-química e forma a base para a mineralogia. Ela freqüentemente possui interceções com a geoquímica, química analítica, química ambiental e química organometálica.
Oleque da química inorgânica inclui compostos moleculares, os quais podem existir como moléculas discretas, e cristais (estudado pela cristalografia e química do estado sólido).
A Química Inorgânica é a ciência que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza, como os minérios, metais, mais precisamente os compostos que não possuem carbono coordenado em cadeias. O estudo de minerais fezcom que a química Inorgânica ficasse conhecida por outra denominação: Química mineral.
Nesta seção reservada exclusivamente para substâncias inorgânicas, você vai conhecer várias delas, como por exemplo, os sais minerais e suas ações no organismo humano, metais pesados e os perigos oferecidos por serem tóxicos.
As substâncias inorgânicas se subdividem em quatro grupos: ácidos, bases, óxidos esais, pesquise em nossas páginas e confira como os diferentes compostos se classificam de acordo com este princípio.
Minerais são substâncias inorgânicas e naturais que ocorrem na natureza no estado sólido, possuem uma estrutura interna de átomos na forma de arranjo geométrico com uma composição química definida.

Existem muitos elementos inorgânicos que são indesejáveis em nossa dietaalimentar e outros que em quantidades adequadas trazem benefícios à saúde. Para entender esses fatores é preciso saber a origem desses alimentos no meio ambiente e saber quais contêm elementos nutricionalmente desejáveis. As análises de como certos elementos inorgânicos ocorrem em nossa alimentação são válidas, já que esses podem afetar a qualidade do alimento.
Nessa seção composta exclusivamente demateriais que foram organismos vivos, será evidenciada a importância de uma dieta balanceada que atenda às necessidades minerais nas proporções corretas.
ÁCIDOS MAIS COMUNS
Existem dois extremos no que se diz respeito aos ácidos, alguns deles são perigosos pelo alto poder de corrosão, como por exemplo: ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ácido cianídrico, etc, recebendo a classificação de ácidosinorgânicos. Por outro lado existem os ácidos que se fazem presentes em alimentos e que ajudam no metabolismo humano, são denominados de ácidos orgânicos.
Para comprovar esta diferença, é só nos atentarmos às aplicações que se diferem totalmente, alguns são utilizados para fabricar explosivos (ácido nítrico – HNO3) e outros para ajudar no crescimento de crianças (ácido fólico), ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funções inorganicas da quimica
  • Funcões da Quimica Inorganica
  • Trabalho de quimica funcoes inorganicas
  • Funções inorganicas e reações quimicas
  • Quimica funçoes inorganicas
  • Funções inorgânicas de química
  • Lista de funções química inorgânica
  • Funcões Químicas Inorgânicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!