Funções organicas

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
1 Título: Funções orgânicas - aldeídos e cetonas (espelho de prata).

2 Objetivo: Identificar e diferenciar aldeídos e cetonas, verificando suas propriedades por meio de reações características.3 Introdução:
É um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes. Para tal, cada função é caracterizada por um átomo ou grupo de átomos denominados agrupamento funcionais.
Para darnome aos compostos orgânicos é importante que conheçamos o nome dos prefixos (relacionados à quantidade de carbono na cadeia), o nome dos infixos (relacionados com o tipo de ligação entre carbonos) eo nome dos sufixos (relacionados com cada grupamento funcional).
Aldeídos
Os aldeídos são uma função orgânica cujas moléculas apresentam o grupo formila (H-C=O) ligado a um radical alifático (decadeia aberta ou fechada) ou aromático.

Grupo funcional do Aldeído
A fórmula básica dos aldeídos é a de um álcool correspondente em número de carbonos menos dois átomos de hidrogênio, ou ainda, asubstituição de dois átomos de hidrogênio de um hidrocarboneto por um de oxigênio.

Aldeídos
pentanal



Cetona
As cetonas são compostos orgânicos que contém o grupo funcional carbonilaligado à dois radicais. A propanona é a cetona mais importante. É mais conhecida como acetona, e é utilizada como solvente de tintas, removedor de esmaltes, etc. Seu cheiro é bastante forte edesagradável, sendo um líquido inflamável, volátil e incolor

Cetona
2-Propanona ou acetona

4 Reagentes e materiais:
- Acetona
- Álcool etilico
- 2,4-dinitrofenil-hidrazina
- Formaldeido
-Cetona
- Fucsina
- Hidróxido de amonio
- Hidróxido de sódio
- Nitrato de prata
- Tubos de ensaio
- Béquer
- Pipeta

5 Procedimentos:
5.1 Teste com 2,4-dinitrofenil-hidrazina:
Em um tubode ensaio, coloque 2 gotas de formaldeido em 1 ml de álcool etilico e adicione 1,5 ml de uma solução de 2,4-dinitrofenil-hidrazina. Agite e observe a formação e a cor do precipitado. Em um outro tubo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funçoes Organicas
  • Funções orgânicas
  • Funçoes Organicas
  • funções organicas
  • Funçoes Organicas
  • Funções orgânicas
  • Funções orgânicas
  • funçoes organicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!