Funções inorgânicas

Páginas: 9 (2179 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
UNIVESIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DICIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROFESSORA: ROBERTA PEREIRA










FUNÇÕES INORGÂNICAS












Elvis David dos Santo Lopes













Mossoró-RN
2014

Introdução

As funções químicas são um conjunto de substâncias compropriedades semelhantes, que podem ser divididas em orgânicas e inorgânicas. Neste trabalho falaremos sobre as funções inorgânicas, sobre o que são e as funções que merecem nossa atenção.

Funções inorgânicas

É a parte da química que estuda os compostos que não formam cadeias carbônicas. Alguns altores ainda afirmam que a química inorgânica é a que estuda os compostos de origem mineral.
Asprincipais funções químicas inorgânicas são: ácidos, bases, sais e óxidos. São encontradas no nosso cotidiano e em nosso organismo. Por exemplo: o ácido clorídrico, solda cáustica, sal de cozinha e a cal viva.

Ácidos

Sempre observou-se que certas substâncias apresentam comportamentos peculiares quando dissolvidos em água, como o sabor azedo, formar soluções aquosas condutoras de eletricidade,provocar efervescência quando em contato com o calcário e produzir mudança de cor nos indicadores ácido-base.
Estão presentes em nosso dia a dia, na laranja, limão, demais frutas cítricas, bateria de uma automóvel, vinagre. De um modo geral os ácidos são tóxicos e corrosivos, devendo ser evitado o contato com a pele, ingerir ou respirá-los.
Segundo Arrhenius o ácido é todo composto molecular, queem solução aquosa, produzindo exclusivamente como cátion o H3O.
Podem ser classificados de acordo com sua natureza do ácido, quanto a presença de oxigênio na molécula, quanto ao número de hidrogênios ionizáveis, quanto ao número de elementos químicos, quanto a volatilidade e ao grau de ionização.
A natureza dos ácidos são: orgânicos, onde os compostos que contem em sua estrutura o grupamentocarboxila, composto de um átomo de carbono ligado a um átomo de oxigênio por ligação dupla e a um grupo de hidroxila. Inorgânicos ou minerais são de origem mineral e se dividem em hidrácido e oxiácidos.
Na classificação quanto a presença de oxigênio na molécula, estão os hidrácidos que não possuem oxigênio e os oxiácidos que possuem oxigênio.
Quanto ao número de hidrogênios ionizáveis estão:os monoácidos, apresentam um hidrogênio ionizável. Os diácidos, apresentam dois hidrogênios ionizáveis. Triácidos, três hidrogênios ionizáveis. Tetrácidos, quatro hidrogênios ionizáveis.
Na classificação quanto ao número de elementos químicos está dividido em binário, terciário e quaternário. Onde identifica a quantidade de elementos químicos diferentes, dois, três e quatro, respectivamente.Quanto a volatilidade estão os ácidos voláteis com baixo ponto de ebulição e ácidos fixos com elevado ponto de ebulição.
No grau de ionização os ácidos que possuem α > que 50% é considerado forte, os que possuem entre 5 e 50% moderados e os que possuem < 5% fracos.

Bases

De acordo com o francês Guillaume François Rouelle, as bases eram substâncias detergentes, também denominadas deálcalis. Existem muitas bases fracas em nosso cotidiano, como exemplo temos o sabonete. Exitem também bases fortes e corrosivas, como o hidróxido de sódio e de amônio.
As principais propriedades das bases é que possuem sabor amargo ou caustico, modificam a cor dos indicadores ácido-base, conduzem corrente elétrica quando fundidos ou em solução aquosa e reagem com ácidos produzindo sal e água.Segundo Arrhenius a principal característica é a presença do íon OH- (hidroxila) ligado ao cátion que é um metal.
A classificação das bases se da quanto ao número de hidroxilas na fórmula da base, a solubilidade das bases em água, ao grau de dissociação e volatilidade.
De acordo com o número de hidroxila na fórmula da base está dividido como monobase, dibase, tribase e tetrabase.
Quanto a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funções inorgânicas
  • funções inorgânicas
  • Funções inorgânicas
  • Funções inorganicas
  • FUNÇÕES INORGÂNICAS
  • Funçoes inorganicas
  • Funções Inorgânicas
  • Funções inorgânicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!