Funções economicas

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
1. INTRODUÇÃO

Uma função é uma maneira de associar a cada valor do argumento x um único valor da função f(x). Isto pode ser feito especificando através de uma fórmula um relacionamento gráfico entre diagramas representando os dois conjuntos, e/ou uma regra de associação, mesmo uma tabela de correspondência pode ser construída; entre conjuntos numéricos é comum representarmos funções por seusgráficos, cada par de elementos relacionados pela função determina um ponto nesta representação, a restrição de unicidade da imagem implica em um único ponto da função em cada linha de chamada do valor independente x.

2. FUNÇÕES ECONOMICAS

As funções econômicas são expressões matemáticas responsáveis por representar situações envolvendo as movimentações financeiras de uma empresa, com baseno custo, na receita e no lucro. Essas relações são responsáveis pela determinação de entrada e saída de dinheiro destinando uma melhor analise da rentabilidade dos negocio realizados pela empresa.
Quando relacionamos a movimentação financeira de uma empresa com formulas matemáticas, estamos criando ferramentas capazes de determinar o lucro máximo ou mínimo na fabricação, venda ou prestação deserviço. Essas funções também são responsáveis pela elaboração de gráficos, que possuem uma metodologia mais ampla sobre os dados financeiros.

3. FUNÇÃO POLINÔMIO

É uma classe importante de funções simples e infinitamente diferenciáveis. Devido à natureza da sua estrutura, os polinómios são muito simples de se avaliar e por consequência são usados extensivamente em análise numérica.Determinar as raízes de polinómios, ou "resolver equações algébricas", é um dos problemas mais antigos da matemática. Alguns polinômios, tais como: f(x) = x2+1, não possuem raízes dentro do conjunto dos números reais. Se, no entanto, o conjunto de candidatos possíveis for expandido ao conjunto dos números imaginários, ou seja, se se passar a tomar em conta o conjunto dos números complexos, então todo opolinómio (não constante) possui pelo menos uma raiz (teorema fundamental da álgebra).

4. TIPOS DE FUNÇÕES ECONOMICAS

A presença das funções matemáticas na administração econômica está ligada às movimentações financeiras de empresas envolvendo custo, receita e lucro, demanda, oferta, produção. Através delas podemos organizar os dividendos de qualquer organização empresarial.

4.1. Funçãodemanda ou oferta
Na Teoria Econômica a função demanda também chamada de oferta, desempenha um papel muito importante e se inclui em um conjunto de outras relações fundamentais, como a função de produção, a função oferta e a função de custo. A função procura é a relação existente entre a procura de um bem ou serviço e os varios factores determinantes da procura desse mesmo bem ou serviço.
Exemplo:A figura (A) mostra uma representação mais geral de curvas de oferta e demanda, enquanto a figura (B) representa a oferta e a demanda como funções lineares.
Deve-se observar como é indicado nas figuras (A) e (B) que apenas as partes das curvas que estão no 1° quadrante interessam à análise econômica. Isto porque a oferta, o preço e a quantidade de demanda são, em geral, iguais a 0 ou a umnúmero positivo. Por exemplo, nas formas mais simples da análise econômica:
1) A oferta negativa significa que os artigos não estão disponíveis no mercado, porque eles não são produzidos ou porque eles são retidos até que um preço satisfatório seja oferecido por eles.
2) O preço negativo significa que são pagos preços aos compradores para a remoção de artigos do mercado.
3) A demanda negativasignifica que o preço é tão alto que impede a atividade de mercado, até que os artigos sejam oferecidos a um preço satisfatório.

4.2. Função custo
Essa função está ligada ao gasto na produção da mercadoria, como: transporte, matéria prima, salário, impostos e contribuições. Toda a despesa avaliada na produção de uma mercadoria é representada por uma função custo, que relaciona o custo à quantidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As funcoes economicas do setor publico
  • Funções econômicas do estado
  • Funções Básicas e Econômicas de uma organização
  • Funções Economicas do Estado
  • As funcoes economicas do setor publico
  • As funções econômicas do estado
  • AS FUNÇÕES DO SETOR PÚBLICO E OS MECANISMOS DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ATIVIDADE ECÔNOMICA
  • As funções do gestor público e os mecanismos de intervenção do estado na atividade economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!