Funções da (o) Placenta, Cordão Umbilical e Âmnio

Páginas: 2 (351 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Funções da (o):
Placenta:
A estrutura que liga o feto a mãe, a placenta, pode ser considerada como um filtro, ao qual chegam continuamente substancia nutritivas que devem ser selecionadas etransferidas para o feto. Do feto, por outro lado, chegam à placenta substancias que precisam ser eliminadas pelo organismo materno. É uma troca contínua, visando à segurança e saúde do futuro bebê. Alemdessas funções de triagem, a placenta também elabora hormonais que facilitam à adaptação do organismo materno às várias necessidades da gestação (mãe, feto e parto). Para servir as necessidades do fetoe da mãe ao mesmo tempo, a placenta é um órgão misto, formado por tecidos fetais e por tecidos maternos, que funcionam simultaneamente a serviço de cada um dos dois, durante a gestação.

CordãoUmbilical:
Cordão umbilical é um anexo exclusivo dos mamíferos que permite a comunicação entre o embrião e a placenta.

É um longo cordão contendo grandes vasos sanguíneos, e, preenchido por ummaterial gelatinoso. Apresentam duas artérias (transporte sangue venoso - com dióxido de carbono) e uma única veia (que transporta o sangue arterial - oxigênio), estruturas que garantem a nutrição erespiração do embrião. É formado a partir do saco amniótico (forma o epitélio do cordão), do alantóide (forma a veia e as artérias umbilicais) e da vesícula vitelínica. O feto fica dentro de uma bolsa cheia delíquido amniótico, sendo que a comunicação entre a cria e a placenta é feita através do cordão umbilical. Tem como função a passagem de nutrientes para o feto.

Âmnio:
O âmnio é uma bolsa em formade saco que está repleta de líquido amniótico e tem uma função protetora, permitindo que o embrião se desenvolva num ambiente úmido, tal como acontece com os anfíbios e com os peixes que sedesenvolvem na água, e por outro lado protegendo o embrião, amortecendo os choques térmicos e mecânicos.

O âmnio forma-se a partir de uma dobra interna da ectoderma e nos ovos dos répteis e das aves está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A placenta e o cordão umbilical
  • Cordão Umbilical
  • Cordão Umbilical
  • Cordão Umbilical
  • cordao umbilical
  • ANOMALIAS DO CORDÃO UMBILICAL
  • Prolapso do cordão umbilical
  • SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL E SUAS APLICAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!