Funções da administração

Páginas: 27 (6684 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
1. INTRODUÇÃO
Com o objetivo de facilitar a compreensão do presente trabalho de pesquisa, o mesmo foi dividido em cinco capítulos, no qual o primeiro é destinado a introduzir e delimitar o tema central do estudo, apresentando o problema de pesquisa, a justificativa e os objetivos. O segundo capítulo contempla a fundamentação teórica, cabendo ao terceiro capítulo enfatizar os procedimentosmetodológicos. Logo após, no quarto capítulo, são feitas a análise e interpretação dos dados obtidos, e por fim, no quinto capítulo, chegam-se às considerações finais do trabalho.
A pesquisa foi desenvolvida num ambiente organizacional voltado para ações sociais, na Organização Não Governamental (ONG) Feminista Cunhã, com a intenção de analisar como e se, a Instituição faz uso das funções daAdministração, destacando a importância deste instrumento para o desenvolvimento da mesma.
Dessa forma, os primeiros representantes das teorias administrativas e organizacionais, afirmavam que alguém seria um bom administrador na medida em que planeja cuidadosamente todos os seus passos, organiza, lidera as atividades de seus subordinados e controlar o seu desempenho.
Como cita Pedroso
Para Fayol,toda e qualquer organização possui o que ele denomina de funções essenciais: funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. Henry Fayol preocupou-se em desenvolver as funções administrativas por julgá-las as mais importantes, e por estar acima das demais funções da organização. Ele subdivide as funções administrativas em: prever, organizar, coordenar, comandare controlar. (2004, p.26)

De fato, o pensamento de Fayol encontrou seguidores em todo o mundo e até os dias de hoje; com algumas modificações as funções administrativas se condensam em apenas quatro: planejar, organizar, liderar e controlar e são utilizadas por gestores, como base para se obter êxito nas ações gerenciais.
As Organizações Não Governamentais (ONGs), que são inseridas noTerceiro Setor, vêm evoluindo e ganhando espaço na Sociedade, mas enfrentam grandes obstáculos, o maior deles é manter o seu sustento para continuar os seus projetos sociais.
A dificuldade do sustento é proveniente de alguns problemas, dentre eles conseguirem conciliar a dedicação que eles têm com a missão e a defesa da causa que rege a Instituição, e a sua sustentabilidade, que para a pesquisadoraestá relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais de uma organização e da sociedade. É este tema que será abordado neste trabalho, ou seja, analisar a importância das funções da Administração na Cunhã, como forma a garantir o seu sustento.

1.1 Delimitação do Tema e Problema de Pesquisa
As últimas décadas tem se caracterizado pelo aumento davelocidade das mudanças sociais e econômicas no cenário nacional e internacional. Em conseqüência dessa aceleração, os mercados tornaram-se mais exigentes e competitivos. Desta forma, as ONGs que desejarem crescer ou permanecer neste ambiente, devem estar trabalhando arduamente para se adaptarem a esta nova situação.
Algumas perspectivas administrativas estão sendo utilizados pelas ONGs com maisempenho, como não poderia ser de outra forma, se o ambiente está mudando, a melhoria dessas técnicas também tem que evoluir.
Porém para se chegar a eficiência desta mudança é preciso que as ONGs tenham outra visão do seu quadro funcional, pois as pessoas que trabalham nestas Instituições tendem a se preocupar e se empenhar com a parte social, levando em consideração que as mesmas são abertas com ointuito de suprir as necessidades da sociedade, que o governo não supriu. Desta forma geralmente, fica em segundo plano a sua sustentabilidade.
As funções da Administração se fazem necessárias para as ONGs, por ser fundamental na sobrevivência das mesmas, que sofrem por falta de recursos. Acredita-se que sem capacidade econômica e financeira nenhuma entidade pode realmente ser considerada como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funcoes da administração
  • Funções da administração
  • Funções na administração
  • Funções administração
  • FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO
  • Funções da Administração
  • Funções da administração
  • Funções da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!