Funções da Área Contábil no CBO

Páginas: 19 (4728 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014

Universidade Estácio de Sá
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS



CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALUNOS
TEOTONIO FIGUEIREDO LOBO JUNIOR – Matrícula 201301495531
GLEICE ANE PEREIRA SILVA – Matrícula 201301669271
RUTH HELENA QUEIROZ MELO – Matrícula 201301095443
GARDENE MARIA BARBOSA AYRES – Matrícula 201301094481


FUNÇÕES DA ÁREA CONTÁBIL NO CBO



Professor: CLEY REISBELÉM - PARÁ
ABRIL/2013



Universidade Estácio de Sá
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS


FUNÇÕES DA ÁREA CONTÁBIL NO CBO










BELÉM – PARÁ
ABRIL DE 2013


INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar das funções e ocupações exercidas por profissionais da área contábil que estão devidamente registrados na CBO (classificação brasileira deocupações), mas primeiramente temos que explicar o que é CBO.
CBO: É um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Acompanhando o dinamismo das ocupações, a CBO tem por filosofia sua atualização constante de forma a expor, com maior fidelidade possível, as diversas atividades profissionais existentes em todo país, sem diferenciação entre as profissões regulamentadase as de livre exercício profissional.
Função Social: os trabalhadores sentem-se amparados e valorizados ao terem acesso a um documento, elaborado pelo governo, que identifica e reconhece seu ofício. As inclusões das ocupações na CBO têm gerado, tanto para categorias profissionais quanto para os trabalhadores, uma maior visibilidade, um sentimento de valorização e inclusão social.
Agora podemosver no decorrer do trabalho as profissões da nossa área contábil.












15.Contabilista
Norma Regulamentadora:
Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros, e dá outras providências.
Decreto-Lei nº 9.710, de 03 de setembro de 1946. Dá nova redação a dispositivos do Decreto-Lei nº9.295/46.
Lei nº 570, de 22 de dezembro de 1948. Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 9.295/46.
Lei nº 4.695, de 22 de junho de 1965. Dispõe sobre a composição do Conselho Federal de Contabilidade e dá outras providências.
Decreto-Lei nº 1.040, de 21 de outubro de 1969. Dispõe sobre os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade.
Lei nº 5.730, de 08 de novembro de 1971. Altera o Decreto-Lei nº 1.040/69.
Contadores e afins
Títulos
2522-05 - Auditor (contadores e afins) - Auditor contábil, Auditor de contabilidade e orçamento, Auditor externo (contadores e afins), Auditor financeiro, Auditor fiscal (em contabilidade), Auditor independente (contadores e afins), Auditor interno (contadores e afins), Inspetor de auditoria
2522-10 - Contador - Administrador de contadorias eregistros fiscais, Analista contábil, Analista de balanço, Analista de contabilidade, Analista de contas, Analista de contas a pagar, Analista de custos, Assistente de contabilidade industrial, Assistente de contador de custos, Assistente de contadoria fiscal, Assistente de controladoria, Contabilista, Contador judicial, Controller (contador), Coordenador de contabilidade, Especialista contábil,Gerente de contabilidade, Inspetor de agência bancária, Subcontador, Supervisor de contabilidade, Técnico de controladoria
2522-15 - Perito contábil - Perito assistente (contador), Perito contador, Perito de balanço, Perito judicial contábil, Perito liquidador (contador)


Descrição Sumária
Legalizam empresas, elaborando contrato social/estatuto e notificando encerramento junto aos órgãoscompetentes; administram os tributos da empresa; registram atos e fatos contábeis; controlam o ativo permanente; gerenciam custos; administram o departamento pessoal; preparam obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administra o registro dos livros nos órgãos apropriados; elaboram demonstrações contábeis; prestam consultoria e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Area contabil
  • Competências da área contábil
  • Entrevista a um Profissional da area contabil
  • Estagio area contabil
  • Mercado de trabalho na area contabil
  • Relatório de Estágio
  • Códigos das profissoes na area contabil
  • O SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA ÁREA CONTÁBIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!