Funções administrativas

Páginas: 12 (2906 palavras) Publicado: 29 de março de 2013
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Resumo:
As organizações, sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização e graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que sozinho não seria capaz de realizar. Ao longo da evolução de sua história, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações e entendê-las,como melhor por os recursos disponíveis para o alcance das necessidades individuais e do coletivo, tornou-se fundamental. Mas foi somente no início do século XX que estudos voltados para essa temática foram desenvolvidos, um deles pelo francês Henri Fayol que criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltas para a sua funcionalidadeoperacional: planejamento, direção, controle e organização. Apesar das críticas a sua teoria, o pensamento de Fayol ainda é muito presente no ambiente das organizações contemporâneas. Partindo dessa concepção, o presente artigo, desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória descritiva, com base em coleta de dados primários e secundários, apresenta um estudo de caso realizado em uma empresa exportadorado estado do Rio Grande do Norte de forma a apresentar a aplicabilidade dos princípios da teoria de Fayol na realidade empresarial comprovando a contemporaneidade dos seus pensamentos. Acredita-se que tal discussão é pertinente para acadêmicos e profissionais de gestão que certamente buscam novas formas de organizarem os processos administrativos nas organizações e para que futuros gestorespossam melhor aplicar as estratégias da teoria de Fayol na prática de sua administração buscando a contínua eficiência e eficácia das organizações no complexo ambiente empresarial para assim melhor obter vantagens competitivas para a sua inserção no mercado.
PALAVRAS-CHAVE: Ambiente empresarial, funções administrativas, administração estratégica.
1 INTRODUÇÃO
Não é difícil perceber que asorganizações, sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização. Foi graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que sozinho não seria capaz de realizar. Na evolução de sua história o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações chegando ao ponto de que entendê-las, como melhor por seus recursos parauma melhor eficiência e eficácia de seus objetivos, passou a ser fundamental para a sua sobrevivência.

Os primeiros estudos que viriam a iniciar a Teoria Geral da Administração (TGA), com o intuito de propor uma sistematização sobre os estudos das organizações, surgiram no início do século XX com as obras Princípios de Administração Científica de Frederick Winslow Taylor (1856-1915) eAdministração Industrial e Geral de Henry Fayol (1841-1925). Este último, engenheiro de minas francês, é um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração. Fayol foi o primeiro a desenvolver uma abordagem que visualizava a organização como um todo, ao contrário da visão microscópica de Taylor cuja teoria está centrada no nível individual de cadaoperário com relação às tarefas. Para Fayol, a organização teria de ser visualizada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (CHIAVENATO, 2004).
Fayol propôs em seus estudos quatro funções administrativas que envolveriam a organização com a finalidade de alcançar a eficiência e eficácia por meio da administração constituindo o processo administrativo. São elas:planejamento, controle, organização e direção. Apesar de algumas críticas a sua teoria, como a abordagem simplificada da organização formal (sem considerar o conteúdo psicológico e social) e uma abordagem de sistema fechado não levando em consideração os fatores ambientais externos à qualquer organização, é inegável que seus princípios são perfeitamente aplicáveis na administração contemporânea de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • funções administrativas
  • Funções administrativas
  • Funcoes administrativa
  • Funções administrativas
  • funções administrativas
  • As funções administrativas
  • Funções administrativas
  • Funções administrativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!