Funções administrativas

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2012
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Fayol constatou que o que fazia uma empresa funcionar eram 6 funções. Esta divisão é até hoje predominante no processo de departamentalização das organizações.
1. Funções Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;
2. Funções Comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação.
3. Funções Financeiras:relacionadas com a procura e gerência de capitais.
4. Funções de Segurança: relacionadas com a proteção e preservação de bens.
5.Funções Contábeis: relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
6. Funções Administrativas: coordenam e sincronizam as demais 5 funções da empresa.
Dentro das funções administrativas, Fayol denomina os 5elementos fundamentais que todo administrador deveria dominar: Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar.
PLANEJAR
É a função administrativa em que se estima os meios que possibilitarão realizar os objetivos (prever), a fim de poder tomar decisões acertadas, com antecipação, de modo que sejam evitados entraves ou interrupções nos processos organizacionais.
É também umaforma de se evitar a improvisação. Nesta função, especifica e selecionam-se os objetivos a serem alcançados e como fazer para alcançá-los.
Exemplos: o gerente dimensiona os recursos necessários (materiais, humanos, etc.), em face dos objetivos e metas a serem atingidos; a montagem de um plano de ação para recuperação de uma área avariada.
Planejamento: funciona como a primeira funçãoadministradora, pois serve de base para as demais, sendo assim envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, abrangendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados. O planejamento é um processo essencialmente participativo, e todos os funcionários que são objetos do processo devem participar. Para realizar o planejamento,a empresa deve saber onde está agora (presente) e onde pretende chegar (futuro). Para isso, deve dividir o planejamento em cinco fases sequenciais: Estabelecimento de objetivos e meios para alcançá-los; Tomada de decisões a respeito das ações futuras; Elaboração de planos de ação; Ação empresarial: execução; Controle e avaliação dos resultados.
Exemplos de instrumentos de planejamento:orçamento, cronograma, desenho de processo, etc.


ORGANIZAR
É a função administrativa que visa dispor adequadamente os diferentes elementos (materiais, humanos, processos, etc.) que compõem (ou vierem a compor) a organização, como objetivo de aumentar a sua eficiência, eficácia e efetividade. É constituir o duplo mecanismo, material e social da empresa.
Organização Estrutural
•É adefinição de estrutura básica, a partir da qual tudo o mais se organiza: pessoal, material etc.
•É aquela que define as unidades e os cargos que constituem (ou constituirão) uma empresa pelas quais se distribuem os recursos, caracterizados segundo:
-os níveis hierárquicos que tem;
-as funções básicas que serão desenvolvidas.
Os desenhos de processos são formas de organização racional esequencial das atividades (tarefas, passos) em uma organização. O fluxograma é a representação gráfica de um desenho de processo.
Exemplos de Instrumentos de organização: organograma, manuais de organização, manuais de serviços, etc.
Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem comoresultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas."
COORDENAR
É a função administrativa que visa ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos através da qual se estabelece, dentro de uma empresa, um conjunto de medidas, que tem por objetivo harmonizar recursos e processos. Dois tipos de Coordenação:
•Vertical/Hierárquico:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • funções administrativas
  • Funções administrativas
  • Funcoes administrativa
  • Funções administrativas
  • Funções administrativas
  • funções administrativas
  • As funções administrativas
  • Funções administrativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!