Funções administrativas

Páginas: 39 (9589 palavras) Publicado: 8 de maio de 2012
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS


INTRODUÇÃO

Para aclarar o que seja Administração, Fayol define o ato de administrar como sendo constituído das funções prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, mais tarde acrescidos de planejar, formando a sigla PPOCCC. Estas funções administrativas constituem, assim, as funções do administrador:

Prever: visualizar o futuro e definir os objetivos emetas da empresa. Envolve a avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele.

Planejar: traçar os planos de ação. Um bom plano de ação deve ter unidade, continuidade e flexibilidade (contingencialidade).

Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa. Organização proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização materiale organização social.

Comandar: dirigir e orientar o pessoal. Consiste em levar a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o rendimento máximo dos funcionários no interesse global.

Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. A coordenação harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e seu sucesso. Ela sincroniza coisas eações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins.

Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras e as ordens dadas. Consiste em assegurar que todas as coisas ocorram em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros para corrigi-los no presente e preveni-los no futuro.

Estes são oselementos da Administração que constituem o chamado processo administrativo, e que são localizáveis em qualquer trabalho do administrador, em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Em outros termos, tanto o gerente, o chefe, o supervisor, como o encarregado - cada qual em seu nível - desempenha atividades de previsão, planejamento, organização, comando, coordenação e controle, como atividadesadministrativas essenciais.

Para Fayol, as funções administrativas diferem claramente das outras cinco funções essenciais. É necessário não confundi-las com direção. Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados e procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe; é assegurar a marcha das outras cinco funções essenciais.

Estes são oselementos da Administração que constituem o chamado processo administrativo, e que são localizáveis em qualquer trabalho do administrador, em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Em outros termos, tanto o gerente, o chefe, o supervisor, como o encarregado - cada qual em seu nível - desempenha atividades de previsão, planejamento, organização, comando, coordenação e controle, como atividadesadministrativas essenciais, como veremos detalhadamente a seguir...


CAPÍTULO I

PREVISÃO

A máxima "governar é prever" dá uma idéia da importância que se atribui à previsão no mundo dos negócios. É verdade que se a previsão não é toda do Governo, é dele, pelo menos, uma parte essencial. Prever, aqui significa ao mesmo tempo calcular o futuro e prepará-lo; é, desde logo, agir.

Aprevisão tem uma infinita variedade de ocasiões e de maneiras de se manifestar; sua principal manifestação, sua pedra de toque, seu instrumento mais eficaz é o programa de ação.

O programa de ação é, ao mesmo tempo, o resultado visado, a linha de conduta a seguir, as etapas a vencer, os meios a empregar; uma espécie de quadro do futuro em que os acontecimentos próximos figuram com certa clareza,segundo idéias preconcebidas, e onde os acontecimentos distantes surgem mais ou menos vagos; é a marcha da empresa prevista e preparada para certo tempo.

O programa de ação repousa:

1º) sobre os recursos da empresa (imóveis, utensílios, matérias-primas, capitais, pessoal, capacidade de produção, mercados, relações sociais, etc.);

2º) Sobre a natureza e importância das operações em curso;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • funções administrativas
  • Funções administrativas
  • Funcoes administrativa
  • Funções administrativas
  • Funções administrativas
  • funções administrativas
  • As funções administrativas
  • Funções administrativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!