FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

Páginas: 5 (1140 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
Um projeto é um empreendimento temporário, com data de início e fim, cujo objetivo é criar ou aperfeiçoar um produto ou serviço. Gerenciar um projeto é atuar de forma a atingir os objetivos propostos dentro de parâmetros de qualidade determinados, obedecendo a um planejamento prévio de prazos (cronograma) e custos (orçamento). Ou seja, dadas as metas e as restrições de recursos e tempo, cabe aogerente de projetos garantir que ele atinja os objetivos propostos.
O gestor tem que conhecer profundamente a empresa, (visão, missão, valores), e também o cliente (interno e externo), para que possa através do planejamento dirigir e controlar os recursos organizacionais para atingir as metas estabelecidas. Garantir que os produtos ou serviços que sua empresa está fabricando ou fornecendo(serviços) estão sendo construídos dentro das regras estabelecidas, na quantidade e qualidade exigida pela demanda, dentro do orçamento que a empresa possui. Prazos de entrega de determinada quantidade de produtos ou serviços e se os produtos fabricados e os serviços prestados estão atingindo o nível de qualidade esperado pela empresa e o cliente. Conhecer os processos tecnológicos para entender osistema (software) para controlar as atividades e desempenho da equipe e de todo projeto.
Base do planejamento

E – Estratégia CeO (Diretoria)
T – Tático (Gerencial)
O – Piso (Operacional)

O gerente para fazer seu planejamento tático tem que interpretar e definir metas a partir do planejamento estratégico definido pela CeO, utilizando seus recursos operacionais (matérias, tecnológicos,humanos e ambientais) para atingir os valores tangíveis e intangíveis.
Antigamente a ideia tradicional da gestão era baseada na liderança pelo medo, e não de comando e controle. Hoje a busca é equilibrar a autocracia com a democracia, o gestor determina metas e tarefas de cada um, mas ao mesmo tempo tem que está aberta a participação de todos do grupo, estimulado pelo líder de forma a manter aequipe desenvolvendo bem as tarefas e motivados. O líder tem que ser capaz de diluir e ser diluído pelo grupo, havendo uma sinergia entre o compartilhamento de informação e inteligência coletiva. Os gerentes precisam ter certeza que seus colaborados (funcionários) são capazes de conduzir os processos a qualquer hora, lugar utilizando e dominando a tecnologia necessária para que o projeto não pare. Nogrupo estão não apenas os membros da equipe, mas também os clientes e fornecedores envolvidos. É importante que o gerente do projeto conheça os interesses de todos os envolvidos. Imagine como é arriscado contar com um membro da equipe que não está disposto a colaborar. Ele pode ser um problema mais do que uma solução dentro do grupo: sabendo disso, melhor pensar em chamar outra pessoa.
Ogerente através da definição de sua meta tem que ser capaz de analisar o perfil de cada colaborador, para definir onde o mesmo poderá contribuir com suas habilidades e estabelecer as funções. O essencial é ser de forma continuada do processo extraindo o melhor de cada um através do equilíbrio e motivação individual e coletiva. Estar atuando junto com o grupo de colaboradores, conhecer profundamente suasferramentas e ambiente são essenciais para alcançar suas metas. O gestor tem que transmitir segurança não apenas no conhecimento, mas no sentido de ser também um colaborador capaz de administrar expectativas dos envolvidos internos e externos, tentar solucionar conflitos da melhor maneira possível, e se comunicar de forma clara.
A boa comunicação é a base para um gestor conduzir sua equipe,transmitir seus pensamentos, experiências e conhecimento de forma clara aos envolvidos são um grande passo para que as tarefas e processos do projeto desenvolvam bem. O feedback é necessário para estabelecer um ambiente para o dialogo, o gerente tem que ter a sensibilidade de qual momento dar o feedback ao grupo ou ao individuo. Lembrar de que quando for individual nunca fazer na frente de outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funções e habilidades administrativas
  • Funções e habilidades administrativas.
  • Funções e habilidades administrativas
  • Funções e habilidades administrativas
  • Funçoes e habilidades administrativas
  • Habilidades interpessoais
  • Habilidades Administrativas
  • Habilidades interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!