Função social da terra resumo

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
A terra é para o ser humano algo muito precioso, é de onde o ser humano tira o fôlego para viver e seguir em frente nas batalhas da vida.
No livro é muito visado o assunto de falar da terra como propriedade, pois historicamente a posse da terra era bem restrita, o que apenas uma classe dominante financeiramente podia desfrutar da maravilha que a natureza oferece a todos os seres humanosterrestres. Foi desenvolvendo as técnicas agrícolas, fazendo ainda mais ficar restrito o acesso da maioria das pessoas ao que a terra oferece de bom para o homem.
E até os dias de hoje, a propriedade, a posse, vem matando a natureza, deixando cada vez mais as pessoas distantes do paraíso que a terra oferece, sempre sacrificando o natural para fazer mais e mais dinheiro.
A terra é vida, apesar de tantadestruição relacionada na sua nomenclatura. Sendo totalmente abandonada, deixando a destruição e a globalização tomar frente, e o Estado e os proprietários ficando inerte a tamanha destruição.
Em seguida no livro vem pensamentos de alguns estudiosos, que ficam passando idéias totalmente inúteis sobre propriedade, que é posse aquilo que se usa e tal, quem que não sabe disso? Ta de brincadeiraesse autor. E o que se deve confirmar e concordar com eles é que a propriedade é o capitalismo evidente, nunca vamos fugir disso, uns morrem para o bem estar de outros, é como sacrificar a torre pelo Rei.
Não tem porque ficar analisando a propriedade como algo comum de todos, é evidente que é do mundo todo, algo que nasceu antes do ser humano, é um direito natural. E a concepção muda de acordo coma historia, na idade media era de uma maneira e hoje em dia é diferente.
A terra sempre foi e será um modo de aumentar riquezas para uma classe burguesa, de acordo como os portugueses pensavam, as terras tinham em abundancia e poucos trabalhadores pra fazerem ela gerar lucro.
A próxima etapa ou capitulo do livro fala sobre a propriedade em relação as Constituições Nacionais, onde todas elagarante um bem comum para todos e que nunca é colocado em pratica. Sempre os patrimônios, as posses são individuais, nas mãos de poucos, mostrando que a desigualdade social não é um problema contemporâneo.
Vale falar também da propriedade publica e privada, sendo a privada individual, alimentando sempre o capitalismo, onde até as leis beneficiam os ricos, com contratos que envolvem muito dinheiropara legitima-las. E as propriedades publicas ‘’sonham’’ sempre algum dia se tornarem privadas, para ter um tratamento de luxo e serem realmente valorizadas, oque deixa sempre a propriedade não mão da burguesia.
É bom falar sobre a propriedade e a terra em relação aos índios, pois os mesmos eram muito ignorantes, não tinham idéia de valor econômico na qual o que tinham valia. Traduzia a terraindígena num território ou controle de um povo sobre um espaço determinado, mostra que mais uma vez nenhuma regra, nenhuma lei foi respeitada. O que aconteceu foi o domínio dos não ignorantes portugueses sobre as terras indígenas, tomando posse não apenas das terra e também da honra do primeiros habitantes no Brasil. Os portugueses acabaram com a paz e harmonia que existia no Brasil, pois como osíndios não entendiam nada sobre dinheiro, o território e algo para se sustentarem era o essencial para a vida.
Como os portugueses invadiram o Brasil, os índios ficavam sem nenhum direito a propriedade da terra, foram totalmente dominados. Deixando claro a divisão das classes, onde poucos eram donos de terras e pagavam tributo a coroa portuguesa, e nessas terras precisavam de trabalhadores, onde essesnunca poderia ser dono de alguma terra. E a ocupação portuguesa se deu com a metodologia da sesmarias( lei que regulamentava as terras), oque explica muito mais detalhado nos livros de historia do Brasil.
A dominação das terras continuou a mesma, as pessoas olhavam as terras vazias, as ocupavam e as tornavam produtivas. Como havia acabado as sesmarias, o governo sempre dificultava a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FUNÇÃO SOCIAL DA TERRA
  • função social da terra
  • Função social da terra
  • Função Social da Terra
  • Função social da terra
  • resumo funçao social da empresa
  • RESUMO: FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE E DA POSSE
  • Resumo do texto Função Social dos Contratos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!