Função social da escola na sociedade contemporânea segundo pierre bourdieu

Páginas: 3 (707 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Função social da escola na sociedade contemporânea
segundo Pierre Bourdieu


Pierre Bourdieu em sua teoria partiu do princípio que existe uma interdependência da sociologia preconizada porDurkheim e o estruturalismo social, no qual o indivíduo é agente ativo que, embora não seja sujeito vital, é criativo, sofrendo a determinação das diretrizes estruturais da sociedade, e, ao mesmo tempo,sendo parte e determinante delas. Os indivíduos têm uma apreensão do mundo, constroem seu mundo, mas essa construção é operada sob imposições estruturais.
Em 1964, Bourdieu, com colaboração deJean-Claude Passeron, publicou o livro “Os herdeiros”, na qual questiona fervorosamente o discurso dominante segundo o qual a conquista de um lugar na escola é igual para todos e ao mesmo tempo proporcionaa realização profissional no futuro, também de forma igualitária. Com isso, Bourdieu afirma que as teorias pedagógicas na verdade tentam ocultar o poder reprodutor do sistema que está nas mãos doseducadores. Portanto é desta forma que o sistema faz certa triagem dos alunos sem que eles deem conta e, com isso, impossibilitando mudanças estruturais e reforçando a revolta estudantil, na qual éapresentada por eles como um reforço da interiorização da própria norma.
Os autores refinaram suas ideias e em 1970 publicaram um novo livro,
“A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema deensino”, que tem como tese central a violência simbólica nas ações pedagógicas.

“O conceito de violência simbólica foi criado pelo pensador francês Pierre Bourdieu para descrever o processo pelo quala classe que domina economicamente impõe sua cultura aos dominados. Bourdieu, juntamente com o sociólogo Jean-Claude Passeron, partem do princípio de que a cultura, ou o sistema simbólico, éarbitrária, uma vez que não se assenta numa realidade dada como natural. O sistema simbólico de uma determinada cultura é uma construção social e sua manutenção é fundamental para a perpetuação de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA SOCIEDADE.
  • Capital Social Pierre Bourdieu
  • 1ª webquest função social da escola na sociedade do conhecimento
  • O PAPEL DA ESCOLA NA REPRODUÇÃO E LEGITIMAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA ÓTICA DE PIERRE BOURDIEU
  • Qual a função do direito na sociedade contemporânea?
  • Discriminação Social com base em Pierre Bourdieu
  • O Poder Simbólico do Direito segundo Pierre Bourdieu
  • A função da escola na sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!