Função linguagem

Páginas: 2 (398 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
Função apelativa ou conativa

A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês),vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Como essa função é a mais persuasiva de todas, aparece comumente nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos e textos deauto-ajuda. Como a mensagem centra-se no outro, ou seja, no interlocutor, há um uso explícito de argumentos que fazem parte de seu universo.

Exemplo: Você é como o sol que ilumina minha manhã"
Função fáticaou de contato

O canal é posto em destaque, ou seja, o canal que dá suporte à mensagem. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal, isto é, verificar a"ponte" de comunicação e certificar-se sobre o contato estabelecido, de forma a prolongá-lo. Os cacoetes de linguagem como alô, né?, certo?, afinal?, ahã,hum, "ei", etc, são um exemplo bem comum parase evidenciar o "contato entre emissor e receptor".
Função poética

É aquela que se centra sobre a própria mensagem. Tudo o que, numa mensagem, suplementa o sentimento da mensagem através do jogo desua estrutura, de sua tonalidade, de seu ritmo, de sua sonoridade. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.

Essasfunções não são exploradas isoladamente; de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.Características

Função Metalinguística

Caracterizada pela preocupação com o código. Pode ser definida como a linguagem que fala da própria linguagem, ou seja, descreve o ato de falar ou escrever. Alinguagem (o código) torna-se objeto de análise do próprio texto1 . Os dicionários e as gramáticas são repositórios de metalinguagem.


“Lutar com palavras é a luta mais vã. Entretanto lutamos mal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funçao da Linguagem
  • Função de Linguagem
  • função da linguagem
  • Função de linguagem
  • Função da Linguagem
  • Função da linguagem
  • Função de linguagem
  • Função da linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!