Função Financeira

Páginas: 8 (1917 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
A FUNÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS

A Função Financeira compreende os esforços despendidos, objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de certo grau de liquidez. A função financeira preocupa-se com todos os problemas que são associados com a eficiente aquisição e o uso docapital.
Capital: é o dinheiro que se ganhou com empréstimos passados, o que se economizou dos ganhos com lucros ou salários, a riqueza acumulada para financiar novos investimentos. Pode ser dividido em:
* Capital físico
* Capital financeiro
A Administração Financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. O principal objetivo da Administração Financeira é ode maximizar a riqueza dos sócio-acionistas, ou seja, obter a maior rentabilidade e a melhor liquidez.

Comportamento Financeiro da Economia
São Paulo – Microempresários sabem da importância de observar a evolução do mercado em que atuam os hábitos dos consumidores, as inovações e o aquecimento, além da concorrência. Apesar disso, alguns fatores - que parecem mais distantes como os indicadoresgerais da economia - podem estar mais próximos do que se imagina. Longe de serem números imparciais, dados como inflação, índice de emprego, consumo, entre outros, podem afetar as vendas e a movimentação nas pequenas empresas.
Analistas de mercado destacam que este é um ano de incertezas e cautela do investidor por conta da crise que afeta a Europa. Um agravamento da crise pode gerar umamovimentação abrupta de capitais e modificar todo o cenário econômico. Especialistas ouvidos pela Exame.com mostram os perigos que variações na economia podem representar aos pequenos e médios empresários.



1. Nível de atividade econômica

Para o professor de finanças do curso de Administração da ESPM, Adriano Gomes, este é o principal fator a ser observado. “Principal foco que deve ficar no radardo empreendedor é se a economia está num ritmo crescente, estagnado ou até decrescente”. Os efeitos desse indicador serão sentidos nas vendas que subirão quando a economia estiver em alta ou podem até cair em épocas de recessão. O número a ser acompanhado é o do PIB.
2. Consumo das famílias
Este indicador econômico aponta se as pessoas estão com o consumo aquecido ou não, se pretendemampliá-lo, como está o apetite para a compra ou se estão com mais receio. “Cada vez que o consumidor tem receio na aquisição de novos produtos e serviços, a pequena e média empresa sente nas vendas, que caem”, afirma Gomes. O melhor índice para acompanhar o consumo das famílias é o Intenção de Consumo das Famílias (ICF)

3. Taxa de câmbio
Empresas que utilizam materiais importados sofrem com asalterações do dólar. “A taxa de câmbio afeta notadamente empresas que vivem de importar a distribuir. Tem estoque comprado em moeda estrangeira, mas vende em reais. Qualquer alteração na taxa pode ser prejudicial”, ressalta o professor de finanças. O consultor do Sebrae/SP Pedro Gonçalves destaca que, entre 2010 e 2011, o real esteve valorizado em relação ao dólar e, por isso, ficou mais barato importarmercadorias. “Apesar desse favorecimento, segmentos que concorrem com importados, como indústria de brinquedos e têxtil, devem ficar atentos às variações”, diz Gonçalves. Por isso, tente acompanhar a oscilação do valor do dólar periodicamente.
4. Ritmo de exportações e importações
De acordo com Adriano Gomes, quando as exportações estão em alta, há brechas para o crescimento das pequenas e médiasempresas. “Imagine empresas que prestam serviços de manutenção de máquinas agrícolas. Quando soja, milho e cana de açúcar estão em alta, as exportações crescem com mais demanda de mercado.” Para acompanhar os movimentos de entrada e saída de produtos, fique de olho nas notícias sobre a balança comercial que são divulgadas frequentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Funcao Financeira
  • funçao financeira
  • Função Financeira
  • A Funcao Financeira
  • Função financeira
  • Função Financeira
  • Função financeira
  • funcao financeira 29

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!