Função das flores

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
TRABALHO DE BIOLOGIIA !

ESTRUTURAS E FUNÇAO DAS FLORES.

O oxigênio é vital para as plantas assim como para todos os seres vivos. No processo de respiração há uma liberação de energia dos açúcares que a planta utiliza para sua nutrição. Como resultado desta reação o gás carbônico é liberado. A fotossíntese é outro processo onde as plantas absorvem gás carbônico. A luz do Sol auxilia asplantas na produção de nutrientes na fotossíntese.
Com o objetivo de manter o vegetal fixado no solo e proporcionar um meio de absorção de nutrientes e água, as plantas em sua evolução desenvolveram as raízes com esta finalidade.
As raízes contêm filamentos que são chamados capilares e que são responsáveis pelo processo de absorção propriamente dito. Para o transporte da água e dos nutrientes aplanta contém o estema, que nada mais é do que o corpo principal da planta, onde inclusive estão as folhas e as flores.

função e orgãos do sistema digestorio.

O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem:boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
O comprimento do trato gastrintestinal, medido no cadáver, é cerca de 9 metros. Na pessoa viva, porém, é menor devido à existência de um estado de précontração da musculatura lisa dos órgãos, chamado tônus muscular.
Os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado,vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os demais nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o tubo digestivo e auxiliam a decomposição química do alimento.

FUNÇÃO DOS VASOS CONDUTORES

Nas plantas vasculares existem sistemas de transporte especializados nacondução e distribuição das substâncias. A água, os sais minerais e os líquidos nutritivos são transportados em vasos condutores denominados xilema e floema.O xilema, também designado por tecido lenhoso, lenho ou tecido traqueano, é especializado na condução de água e sais minerais (seiva xilémica ou seiva bruta) desde a raiz até aos restantes órgãos das plantas. É constituído por quatro tipos decélulas, os elementos condutores, formados pelos elementos de vaso e pelos elementos traqueídos, as fibras lenhosas e o parênquima lenhoso.Os elementos condutores do xilema são células mortas com espessamentos de lenhina nas paredes laterais, que lhes confere rigidez. A sua principal função é a condução de água e sais minerais. Os elementos de vaso apresentam perfurações, o que permitediferenciá-los dos traqueídos.As fibras lenhosas, células mortas, alongadas e com paredes celulares espessas, são responsáveis pelo transporte no xilema.O parênquima lenhoso, constituído por células vivas de paredes celulares finas, tem função de reserva.O transporte da seiva bruta no xilema é um processo muito rápido e explicado que pode ser explicado por duas teorias, a da pressão radicular e a datensão-coesão-adesão.O floema, tecido crivoso, tecido liberino ou líber, é especializado no transporte de água e substâncias orgânicas, resultantes da fotossíntese (seiva floémica ou seiva elaborada) das folhas até aos outros órgãos das plantas vasculares. É constituído por quatro tipos de células: células do tubo crivoso, células de companhia, fibras liberinas e parênquima liberino.As células do tubocrivoso, células vivas e especializadas, ligadas topo a topo e com orifícios nas paredes transversais (placas crivosas), têm por função a condução de água e substâncias orgânicas. As células de companhia, células parenquimatosas vivas, encontram-se associadas aos tubos crivosos por ligações citoplasmáticas.As fibras liberinas, células mortas de paredes espessas, desempenham a função de suporte.O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Flores
  • flores
  • Flores
  • flores
  • FLORES
  • flor
  • Flores
  • FLORES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!