função da trietalonamina em um gel carbopol

288 palavras 2 páginas
Qual a função da trietalonamina em um gel carbopol?
O polímero de carbopol, quando disperso na água umectante ele forma uma dispersão aquosa (resina/água) com PH em torno de 2,8 e 3,2 neste estágio a molécula de carbopol esta enrolada a sua capacidade espessante é limitada.
Para obter o espessamento é necessária a neutralização com bases inorgânicas (como o hidróxido de sódio) ou amenas (trietalonamina). Ao acrescentar esse agente o polímero de carbopol estica devido à neutralização dos grupos carboxílicos presentes.

Cite 6 tipos de gomas usadas em Géis(3 de origem vegetal e 3 de origem sintética).
Goma de origem vegetal:
Goma Acácia: É a goma mais antiga e a mais conhecida das gomas naturais usada como agente ligante em cosméticos e ela também pode ser conhecida como GOMA ARÁBICA.

Goma Gelana: A goma gelana é um hidrocolóide multifuncional com uma série de aplicações: geleificante, texturizante, estabilizante e formador de filmes. Pode ser utilizado para o preparo de géis fluidos empregados na elaboração de molhos e manjares. Estes géis são especialmente úteis para manter partículas em suspensão.

Goma Agar: A goma Agar age principalmente como agente gelificante, devido ao seu alto poder de gelificação e elevada força de gel a baixa concentração.

Goma de origem sintética: Goma gelana: é um polissacarídeo produzido através da fermentação do microrganismo Sphingomonas elodea. A goma gelana é extremamente efetiva e forma um gel sólido em concentrações tão baixas quanto 0,1%. O gel é preparado pela adição de um eletrólito (sal ou ácido) a uma solução quente de gelana e depois resfriada.

Débora da Silva Cardoso RA: 20117818 MA4

Relacionados

  • TCC PRONTO - SENAI
    874 palavras | 4 páginas