fuga das galinhas

Páginas: 13 (3095 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
 APOSTILA 01 COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS
Segundo Goleman , a Competência Emocional, "é uma capacidade adquirida, baseada na inteligência emocional, que resulta num desempenho destacado no trabalho" .
A Inteligência Emocional (IE) irá determinar o potencial de um indivíduo para aprender as habilidades práticas que estão baseadas no seguintes itens:auto – percepção;
motivação;
auto – regulação;
empatia;
aptidão natural para os relacionamentos.
Você expressa ter competência emocional quando…
… consegue se colocar no lugar do outro exercitando a empatia. Essa habilidade permite que compreenda uma situação além do seu ponto de vista e adquira uma percepção ampliada sobre qualquer circunstância. Na vida pessoal ou profissional, a excelênciaestá diretamente ligada à capacidade de perceber as necessidades do outro. Seja o parceiro na vida amorosa, ou o seu cliente.
Ao calçar os sapatos da outra pessoa, você compreende melhor seu modo de caminhar. Seus relacionamentos se transformam.
…percebe e utiliza estratégias de auto-motivação e para motivar as outras pessoas. Isso permite que vença dificuldades do percurso e fortaleça adisposição para fazer o que for necessário para atingir seus objetivos.
… aprende a se conectar com a essência de uma situação. Quando isso acontece, você adquire o poder para ultrapassar dificuldades e lidar com o que quer que surja em seu caminho.
…identifica o que precisa aprender, transformar e exercitar através de ações específicas. Ao fazer isso, você vai além dos pensamentos e coloca emmovimento atitudes que fazem a diferença entre os que alcançam seus objetivos e os que permanecem patinando sobre idéias que não se realizam.
…sabe que a inteligência não basta. É preciso aplicá-la a seu favor.
São as competências emocionais que determinam o quanto se é capaz de utilizar a inteligência e o conhecimento para criar a vida que se deseja.
DESENVOLVENDO A TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO
Quandoalguém tem crises de raiva e irritação perdendo o rumo quando contrariado, compromete seus relacionamentos. Um temperamento explosivo revela uma personalidade frágil e insegura, afastando aqueles que não toleram esse tipo de comportamento.
Em geral, a baixa tolerância à frustração é responsável por essa turbulência no comportamento dessas pessoas. A competência a ser desenvolvida, portanto, é atolerância à frustração.
Para isso, é fundamental que a pessoa desenvolva a capacidade de perceber e aceitar o que acontece. Compreender que a forma como está lidando com a frustração irá gerar mais frustração ainda. Já que a contrariedade e os imprevistos fazem parte da vida, saber lidar com a frustração é a única forma de superá-la. É importante entender que uma contrariedade é apenas umacontrariedade. Não há tragédia alguma nisso.
A frustração pode ser um elemento fortalecedor no processo de seguir na direção do que se deseja.Para que isso ocorra é necessário interromper o padrão automático da reação habitual. Em vez de perder o autocontrole, entra em cena a capacidade de aceitar a contrariedade e não levar isso pessoalmente. A aceitação faz com que a situação seja percebida do seutamanho, sem que seja superdimensionada. Torna-se, então, possível adquirir uma altitude sobre as circunstâncias e manter um estado positivo.
Inteligência Emocional (QE) se posiciona agora lado a lado com Inteligência Cognitiva (QI) como medidor da efetividade individual e preditor do sucesso. Um alto QI é associado à lógica e as habilidades acadêmicas. Um alto QE é associado com potencial pararealização pessoal e relacionamentos satisfatórios.
Diversos estudos indicam que, mais do que o QI ou capacidades intelectuais isoladamente, a inteligência emocional é responsável pelas melhores decisões, organizações mais dinâmicas e por um estilo de vida mais satisfatório e bem sucedido. Viemos pagando um alto preço em nossas vidas pessoais e nas organizações por nossa tentativa de separar nossas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Fuga das Galinhas
  • A fuga das galinhas
  • Fuga das galinhas
  • Fuga das galinhas
  • a fuga das galinhas
  • A fuga das galinhas
  • Fuga das galinhas
  • A fuga das Galinhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!