FTPE - Itaipu Binacional

481 palavras 2 páginas
Itaipu Binacional

Taguatinga, 24 de abril de 2014
Introdução
Visando o crescimento do Brasil e consequentemente uma maior demanda por energia, o país se viu obrigado a criar uma fonte de produção de energia elétrica que suprisse essa necessidade durante muitos anos e que atendesse os padrões de sustentabilidade, e o vídeo mostra de maneira bem abrangente a construção da usina hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo.
Este trabalho irá abordar de maneira superficial desde o início dos tratados entre Brasil e Paraguai, o chamado “Tratado de Itaipu” 1973, até o momento da inauguração da usina.

Desenvolvimento A usina hidrelétrica de Itaipu esta localizada no rio Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai, a idéia de construí-la surgiu em 1960, mas os dois países só entraram em acordo 13 anos depois com o chamado “Tratado de Itaipu”. Este tratado sancionava que cada país teria direito a 50% da energia gerada pela hidrelétrica, sendo que, se não fosse utilizada toda a energia, ela poderia ser vendida a preço de custo para o outro. Nos primeiros anos de construção foram construídas mais de nove mil moradias e um hospital para abrigar os quarenta mil homens que estavam trabalhando. Três anos após o início das construções, 58Kg de dinamite explodiram as ensecadeiras que protegiam a construção do novo curso do rio e então iniciou-se a construção da usina propriamente dita. Com o custo de vinte bilhões de dólares, a usina de Itaipu é a maior do mundo e abastece mais da metade da população brasileira com sua energia gerada, mas uma obra de tamanha grandiosidade geraria um enorme impacto ambiental e social,então, planos de resgate de animais foram executados para amenizar o máximo possível a morte dos mesmos e também planos de moradias para as quarenta mil pessoas que habitavam o local. O término da obra ocorreu em 1982, totalizando uma barragem com 8km de extensão, um reservatório de 1330km²

Relacionados