FTIR

Páginas: 9 (2180 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ













ANA CAROLINA MARCELINO
CARLOS JOSÉ MARINHO FILHO
GUILHERME ROSA
KARINA NAKAHARA
ROSEANA BATISTA MARTINS
TALITA SILVA BELO












EFEITO PLACEBO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO















ITAJUBÁ
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ










ANA CAROLINA MARCELINO
CARLOS JOSÉ MARINHOFILHO
GUILHERME ROSA
KARINA NAKAHARA
ROSEANA BATISTA MARTINS
TALITA SILVA BELO








EFEITO PLACEBO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO






Projeto de pesquisa submetido à professora Márcia Luz para avaliação na disciplina de Comunicação e expressão do curso de graduação de engenharia de bioprocessos na Universidade Federal de Itajubá.







ITAJUBÁ
2013


RESUMO

Estetrabalho apresenta uma alternativa no tratamento da depressão, que é o uso de placebo e estuda a funcionalidade desse uso quando aplicado em doenças psicológicas como a depressão. Aprofundar os conhecimentos sobre seus efeitos ajudará a conhecer mais o funcionamento da psicologia atuando no corpo. O avanço do estudo sobre os placebos ajudará na evolução do tratamento de doenças psicológicas, quepoderá então ser substituído o remédio convencional pelo placebo. Os testes são feitos com três grupos: o primeiro toma o remédio convencional, o segundo recebe o placebo sem o conhecimento do mesmo e o terceiro recebe o placebo consciente de ingeri-lo. Após nove meses, serão averiguados os resultados, e exames como o eletroencefalograma serão realizados para auxiliar os especialistas a discutiremse os pacientes que receberam placebo, além de melhoras, apresentarão alguma mudança física.

Palavras-chave: Placebo. Doenças psicológicas. Depressão.

















SUMÁRIO























1. INTRODUÇÃO:

O efeito placebo trata-se da administração de um fármaco sem princípios ativos a pacientes, que então apresentam melhora clínica. Esteefeito é constatado por meio de uma seleção de um grupo de pessoas com mesmas características clinicas, onde metade toma o medicamento, e a outra metade o placebo, e então se verifica o potencial de tratamento do placebo.
O placebo tem várias interpretações, e nenhuma é absolutamente certa. Há quem o explique pela liberação de endorfinas, conhecido como modelo opióide. Outra sugestão é que obenefício concebido pelo placebo seja pela relação do paciente com o terapeuta. Ainda outra perspectiva é por meio das expectativas, onde o efeito placebo é resultado das expectativas positivas, e o efeito Nocebo o resultado das expectativas negativas.
Diagnosticada a depressão, sabe-se que ocorrem alterações neuroquímicas, que então modificam o humor e a condição física dos pacientes. Através de exames,como eletroencefalograma e tomografia por emissão de pósitrons, especialistas concluem se os indivíduos que apresentarem depressão e são tratados com placebo, apresentam alterações elétricas e metabólicas no cérebro, e então uma melhoria das funções cognitivas. Em pacientes depressivos, a expectativa positiva ao sucesso do tratamento é o fator mais importante para a evidência do efeito placebo.2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral
Verificar a eficácia da utilização do placebo no tratamento da depressão.

2.2 Objetivos específicos
Testar um modo alternativo no tratamento da depressão;
Investigar os melhores resultados do efeito placebo ao comparar aqueles com o conhecimento do tratamento e sem o conhecimento.3. JUSTIFICATIVA

A depressão é uma doença de origem neurológica que apresenta vários sintomas, como alterações de humor e perda de prazer em atividades cotidianas. O tratamento para essa doença costuma ser realizado com o uso de fortes medicamentos que apresentam efeitos colaterais diversos.
As drogas utilizadas no tratamento da depressão são, geralmente, eficazes. Entretanto, seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório FTIR
  • 1 lista de FTIR
  • PRÉ-PROCESSAMENTO DE DADOS APLICADO AO TRATAMENTO DE ESPECTROS FTIR DE UM MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!