FTCresumo quando nietzsche chorou

798 palavras 4 páginas
Psicologia 1° Semestre

Resumo: Quando Nietzsche Chorou!

A princípio Dr. Breuer não conhecia Nietzsche, através de Lou Salomé ele acaba sabendo sobre seus problemas e dilemas por intermédio dela, ela com a ajuda do Doutor tenta evitar todos e quaisquer tipos de consequências que isso traria, ou seja, o seu suicídio. Nietzsche sofria de dores de cabeça no mais profundo desespero.
Nietzsche acreditava no ceticismo e que a teoria da criação de Darwin era uma redundância de Deus, onde os seres humanos havia matado seu próprio Deus, alegando que Deus está morto.
Contra partida todo o desespero de Nietzsche, deu-se inicio quando Lou Salomé revelou seus reais interesses pelo próprio, onde não havia espaço para um amor cuja intenção era o casamento, mas sim o amor pelo intelecto de Nietzsche, ela almejava aprender com ele todo o conhecimento possível, a partir disso ele passou a odia-la, escrevia diversas cartas expressando sua total amargura, ao ponto de ameaçar se suicidar-se. Por tanto Lou Salomé contata o Dr. Breuer para ajudá-lo, o convencendo de que há uma solução para esses problemas psicológicos, contudo tinha que ser feito tudo em segredo do Nietzsche, para melhor entender ela o aconselha a ler os livros dele.
Um pouco mais tarde o encontro do Dr. Breuer com Nietzsche acontecerá, o Dr. Breuer passa a fazer alguns exames o tratando como um paciente comum que sofre de dores de cabeça. Nietzsche afirmava que sua melancolia não era doença e sim que fazia parte da sua natureza, afirmava que suas dores de cabeça eram causadas pelo fato de que estava muito aflito com seu novo livro e que a causa não era desespero. Após a sequencia de encontros entre os mesmos, o Dr. tem tido vários sonhos com uma antiga paciente com quem se apaixonara, movido pelos sonhos e fantasias com a paciente, Anna O. o Dr. pede ajuda a Nietzsche para entender o porque de tudo isso, e propõe um acordo.
“Dr. Breuer eu cuidarei do seu corpo e você cuidará da minha mente” levando assim a

Relacionados