FSMO

Páginas: 3 (513 palavras) Publicado: 17 de abril de 2014

FSMO


Flexible Single Master Operation ou FSMO, são Controladores de Domínio (em inglês, Domain Controller, ou apenas DC) dotados de certas capacidades especiais, que só eles podem fazerdentro da sua rede, independente do número de Controladores de Domínio que você possui em sua rede.

De qualquer forma, os Mestres de Operações se dividem em 2 grupos:

- Floresta: são regras queafetam toda uma floresta Windows 2000 ou 2003 e podem ser hospedadas por qualquer DC dentro da floresta.

- Domínio: são regras que afetam apenas um domínio Windows 2000 ou 2003, e podem ser hospedadaspor DCs dentro do domínio.

Ao todo, temos cinco FSMO, duas que afetam a floresta como um todo e outras três que afetam um domínio, conforme explicação abaixo:

Floresta
- Schema Master: O Schemaé o coração do Active Directory. Ele é composto de objetos e atributos, que modelam o Active Directory. É através do Schema que dizemos, por exemplo, que o objeto do tipo “USUÁRIO” terá os atributos“NOME”, “ENDEREÇO”, “TELEFONE”, etc. Como o esquema pode ser customizado e deve ser o mesmo em toda a floresta Windows, a regra “Schema Master” se encarrega de evitar conflitos entre os DCs.

- DomainNaming Master: Se você adiciona um novo domínio em uma floresta (por exemplo, se você adiciona um domínio filho), o nome deste domínio deve ser único na floresta. É esta regra responsável por asseguraristo e evitar conflitos entre outros domínios.

Domínio
- PDC Emulator: Como o nome já diz, uma das funções desta regra é “emular” um PDC NT 4.0 para manter a compatibilidade com servidoreslegados (por exemplo, BDCs NT 4.0) e clientes mais antigos. Mesmo que você migre todo seu ambiente para Windows 2000 ou 2003, esta regra ainda é importante, pois é responsável por tratar alterações decontas de usuários, “lockouts” de contas, relações de confianças com outros domínios e pelo sincronismo do relógio no domínio.

- RID Master: Qualquer DC pode criar novos objetos (usuários, grupos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!