,fslç,fsçlsf,lçsfsf

477 palavras 2 páginas
Seleção de um fluído hidráulico

A principal função de um fluido hidráulico, é a de transmitir uma força aplicada de um ponto a outro e reproduzir qualquer variação da força aplicada. Antes de escolher o fluido mais adequado para uma aplicação no ambiente industrial, deve – se haver duas principais considerações:
(1) Para cada sistema, o fluido deve possuir características e propriedades físicas específicas;
(2) O fluido hidráulico deve proporcionar uma vedação entre as peças móveis.
O fluido não deve apresentar variações enquanto estiver no sistema hidráulico, este não deve provocar oxidação ou corrosão no sistema e minimizar o desgaste entre as peças móveis. Alguns termos são necessários para o funcionamento e adequação do fluido ao sistema hidráulico como:

Peso específico

O peso específico ou a densidade relativa, indica o peso por unidade de volume. Na água a 15°C por exemplo, possui peso específico de 9,798 KN/m3, esta razão é feita entre o peso específico do liquido e o peso específico da água, ou seja, para os fluidos hidráulicos a densidade varia entre (0,8 a 1,45), assim (0,8x 9,798) = 7,8384, é o peso específico dos fluidos hidráulicos.

Viscosidade

Um termo frequentemente usado, ou um termo que qualifique o fluido.
Viscosidade Absoluta ou dinâmica: Propriedade física do fluido hidráulico, que indica a razão entre a força de cisalhamento e a razão ou velocidade no qual, o fluido esta sendo “cisalhado”.
Um fluido muito viscoso ou um fluido que possua alta velocidade, é um fluido que não flui livremente, porém um fluido de baixa viscosidade, consegue fluir livremente. A viscosidade de um fluído diminui com o aumento da temperatura, assim um fluido quando aquecido flui mais livremente.

Problemas de Viscosidade

Viscosidade muito alta (o fluido não flui como desejado):
Resistência interna
Consumo de potência alto
Temperatura alta do fluido
Queda de pressão do sistema
Movimentos lentos das peças
Viscosidade muito baixa (o fluido

Relacionados