FSI_cap5_Analise_de_Processos

672 palavras 3 páginas
5. Análise de Processos

Um Processo de Negócio, ou Processo Empresarial, pode envolver vários, ou até mesmo todos, os setores da empresa. Esses setores, ou departamentos, trabalham de forma complementar no andamento de um processo.

5.1. O Conceito de Processo

Pode-se definir um Processo de Negócio como um conjunto de atividades logicamente relacionadas entre si, que recebem entradas, as processam e geram saídas, a fim de atingir um objetivo final. Uma empresa possui vários processos, cujas atividades normalmente são executadas por diferentes funções organizacionais, ou seja, os setores da empresa.

5.2. A Relação entre Processos e Sistemas de Informação

Uma empresa, mesmo que pequena e com poucos funcionários, deve possuir, pelo menos, quatro funções organizacionais básicas (Laudon e Laudon, 1999): Produção, Vendas e Marketing, Recursos Humanos, e Finanças e Contabilidade (figura 5.1).

Fig. 5.1. As Quatro Grandes Funções de uma Empresa (Laudon e Laudon, 1999)

A despeito do setor de Recursos Humanos, que atua em outros tipos de processos (ex: contratação, estímulo de desempenho, assistência familiar, etc.), um processo de mercado atinge todos os outros setores. Como exemplo, vejamos o caso de venda de produtos através de um representante comercial: 1- em contato com o cliente, o representante gera o pedido contendo os produtos desejados; 2- o pedido é enviado à empresa, ao departamento de vendas e marketing que, 3- dependendo do valor deve aprová-lo ou não; 4- uma vez aprovado passa para a produção, que programa sua fabricação o mais rápido possível; 5- executa a fabricação dos produtos; 6- concluída a produção, é feito o apontamento dos produtos no pedido, que é, então, embalado; 7- é gerada a nota fiscal referente ao pedido, vinculada à contabilidade; 8- o pedido é enviado ao cliente, e seu valor é anotado pelo departamento financeiro nas contas a receber; e 9- após o pagamento efetuado pelo cliente, o pedido é encerrado. O quadro 5.1 resume o

Relacionados