fshnbsfdhns

510 palavras 3 páginas
A guerra do Paraguai foi o maior conflito armado que já aconteceu na América latina. Ela foi travada entre o Paraguai e a Tríplice aliança, Brasil, Argentina e Uruguai.

No século XIX as nações americanas que se emanciparam do domínio da coroa, dando fim ao sistema colonial, se lançaram em um novo desafio: estabelecer a soberania política e econômica de seus territórios.

Antecedentes:

Durante o século XIX o Paraguai implementou várias medidas que buscavam modernizar o País. Nos governos de José Francia (1811 – 1840) e Carlos López (1840-1862) o analfabetismo foi completamente erradicado e várias fábricas foram ali instaladas com ajuda do capital estatal. Podemos perceber também um melhor abastecimento alimentício devido ao fato de ter existido uma reforma agrária que reestruturou toda a produção agrícola, dando insumos e materiais para que os Paraguaios pudessem produzir. Tais medidas proporcionaram uma grande melhora na vida dos cidadãos.

Em 1862, chega ao poder Solano López. Seu principal objetivo era dar continuidade a todos os avanços que as administrações passadas conseguiram.

Um dos grandes problemas do Paraguai, nesse período de grande produção, era o escoamento desses produtos.

Causas da Guerra

Causa da Guerra do ParaguaiO Paraguai não tinha uma saída marítima para que seus produtos fossem comercializados. Toda a sua produção era levada para a Bacia do Prata que abrangia possessões Brasileiras, Argentinas, e Uruguaias.

Visando ter esse escoamento marítimo e assim melhorar a sua economia, Solano pretendia organizar uma expansão territorial que lhe oferecesse uma saída para o mar. Assim começou a investir na produção de armamentos e na ampliação do exército, que seriam futuramente usados para uma batalha expansionista.

Em meio a toda essa tensão que envolvia a Bacia do Prata, a Argentina tentava apoiar um novo governo Uruguaio favorável a um englobamento das possessões Argentina, Paraguaia e Uruguaia da Bacia. O Brasil era contra.

Relacionados