fsfsdsdsds

467 palavras 2 páginas
Trabalho de Literatura
Impressionismo

Aluno: Tiago Henrique de Souza Lino
Profª.: Ana Valéria S. Reis
3° ano B
USEFAZ – Escola

Guaratinguetá, 30 de janeiro de 2014.
1. DESENVOLVIMENTO

1.1 - O que foi o Impressionismo?
O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu num comentário jornalístico sobre a primeira exposição de um grupo de jovens pintores realizada em Paris no ano de 1874 – mais especificamente, um comentário feito pelo pintor e escritor Louis Leroy sobre o quadro Impressão: Nascer do Sol, de Claude Monet. Nesse momento vivia-se a chamada Belle Epoque (Bela Época, em português).
O movimento artístico do Impressionismo também se difundiu fora da França, sendo assim, podemos considerar esse movimento como uma tendência estética não só da pintura francesa, mas também se estendeu depois a outras formas de expressão artística e a outros países, caracterizada pela observação e reprodução da natureza. Em sua parte literária, não encontramos uma escola ou grupo do “Impressionismo” propriamente dito, mas a influência impressionista é notável na obra de alguns poetas e é comum, em crítica literária, aludir a “técnicas impressionistas” na descrição de ambientes, situações e paisagens.
1.2 - Como o Impressionismo se manifesta na literatura?
Na literatura, o Impressionismo foi caracterizado pelas construções impessoais, hipálages e transposição de um atributo de agente para ação. Teve como mais alto precursor, no campo da literatura portuguesa, Eça de Queiroz. No Brasil, podem ser notadas suas características na obra de autores como: Raul Pompéia (Naturalismo); Euclides da Cunha e Graça Aranha (Pré-Modernismo); Guimarães Rosa (Modernismo).
1.3 - Hoje há autores que o utilizam? Como? Quais são esses autores?
Atualmente, as obras consagradas de autores tais como Virginia Woolf e Joseph Conrad no século XIX para o século XX, influenciam os novos artistas Impressionistas do século XXI que apesar de não haver muita fama,

Relacionados