fseaseg

287 palavras 2 páginas
3 PIRÂMIDES ECOLÓGICAS

A estrutura trófica (alimentar) pode ser medida ou demonstrada graficamente por meio de pirâmides. O primeiro nível (produtor) forma a base da pirâmide e os demais níveis formam as fileiras que constituem o restante da pirâmide.

Obs.: N.T = nível trófico

Observe que os decompositores não entram em formação da pirâmide.
Podemos dividir a pirâmide da seguinte forma:

ü Pirâmide de energia: São formas de mostrar que a quantidade de energia armazenada (guardada) tende a diminuir do produtor para os consumidores. Desta forma, temos:

O produtor (1º nível) armazena muito mais energia que os consumidores primários. Os consumidores primários armazenam mais energia que os consumidores secundários, e assim por diante. Isto acontece porque cada ser vivo gasta uma parte da energia que consegue consigo mesmo.
Exemplo:

(Explicando melhor: quando um gafanhoto come a grama, a grama já gastou uma parte de energia que consegue produzir. Quando a garça como o gafanhoto, o gafanhoto já gastou uma parte de energia que conseguiu comendo a grama e, assim, por diante, a energia só vai diminuindo. Por isso as faixas da pirâmide vão ficando mais estreitas).

ü Pirâmide de números: São formas de mostrar a quantidade ou números de indivíduos e o tamanho dos mesmos na cadeia alimentar. Quanto mais estreita a faixa da pirâmide, menor o número e maior o tamanho dos seres vivos.

Exemplo:

Explicando melhor: um gafanhoto é maior que um pé de grama, por isso, um só gafanhoto pode comer vários pés de grama. E assim por diante. Se o número de gafanhotos fosse o mesmo que o número de pés de gramas, não

Relacionados