Fsdgfsgdsf

378 palavras 2 páginas
Fatores Climáticos: São diversos fatores que definem o tipo de clima de um local.
Eles são:
a) Latitude: Ela interfere na quantidade de raios solares recebidas, quando mais próximo da linha do equador, mais raios, e, consequentemente, mais calor(Diferença de calor entre o sul e o norte do Brasil).
b) Altitude: Quanto maior a altitude, mais o ar se torna rarefeito, sendo assim, o ar retém menos umidade e calor, tornando, quanto mais alto o local, mais frio(Serra Gaúcha, por exemplo).
c) Massas de Ar: São grandes porções de ar da atmosfera, formam-se por meio da pressão atmosférica numa superfície homogênea. São divididas em seis tipos: Continental (Seca), Oceânica (Úmida), Tropical e Equatorial (Quentes) e Temperada e Polar (Frias).
d) Maritimidade e Continentalidade: Corresponde a distancia de uma grande massa de água. Influencia a umidade e também a variação de temperatura. Quando longe de grandes massas, o clima tende a mudar bastante durante o dia (Praia).
e)Correntes Marítimas: São grandes porções de água que se movem pelo oceano. São movimentadas pelo movimento rotacional da terra e pelos ventos. Interferem na temperatura do local e no movimento das massas de ar (Frio no Sul do Brasil, causado pelas correntes marítimas vindas da Antártida) .

Tipos Climáticos de Strahler: Levando em consideração todos os fatores, temos os tipos climáticos, que são Tropical, Subtropical, Equatorial, Mediterrâneo, Temperado, Oceânico, Continental, Alpino, Polar, Árido, Semiárido e Deserto. No Brasil encontramos os seguintes tipos tipos:
Tropical: É o clima designado as regiões megatérmicas, ou seja, com temperatura média do ar superior a 18ºC o ano todo, inverno com temperaturas elevadas, se comparadas aos outros climas, abrange a região próxima aos trópicos de Câncer e de Capricórnio, Presente na maior parte do país.
Subtropical: Presença das quatro estações bem definidas, verão em torno de 22ºC e inverno em 10ºC. Está presente no sul brasileiro.
Equatorial Úmido:

Relacionados