fsasd

1428 palavras 6 páginas
1

5- Economias de Mercado: (PLT, pág. 9).
Conceito: É um sistema econômico em que os agentes econômicos (empresas, bancos, prestadoras de serviços, etc.) podem atuar com pouca interferência governamental. É um sistema típico da economia capitalista.
Funcionamento de uma economia de mercado: Fluxos reais e monetários.
Para entender o funcionamento do sistema econômico, suponhamos uma economia de mercado que não tenha interferência do governo, nem transações com o exterior
(economia fechada).
Os agentes econômicos são:
-as famílias (unidades familiares)
-as empresas (unidades produtoras ou unidades de produção).
Numa economia de mercado, as famílias são proprietárias dos fatores de produção (mão de obra, terra, capital, máquinas) e os fornecem às unidades de produção (empresas), no mercado de fatores de produção.
As empresas combinam (utilizam os necessários) fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias no mercado de bens e serviços.
Fatores básicos de produção: Mão de obra, a terra e o capital.
A esse fluxo de fatores de produção, bens e serviços, denominados fluxo real da economia. Na figura abaixo (fluxo real da economia):
Famílias e empresas exercem duplo papel.
No mercado de bens e serviços, as famílias demandam bens e serviços, enquanto as empresas os oferecem.
No mercado de fatores de produção, as famílias oferecem os serviços dos fatores de produção (que são de sua propriedade), enquanto as empresas os demandam
(consomem, adquirem fatores de produção).
Fluxo real da economia (PLT, pág. 9, figura 1.4):

No entanto, o fluxo real da economia, só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para o pagamento dos bens e serviços e para remuneração dos fatores de produção (Mão de obra, aluguéis, juros pela utilização do capital...).

2

A cada fator de produção corresponde uma remuneração ao seu proprietário, como se segue: - salário: remuneração aos proprietários do fator de produção

Relacionados

  • Só quero copiar
    4288 palavras | 18 páginas
  • GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
    39891 palavras | 160 páginas