FRUTOSE

Páginas: 4 (804 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Centro Universitário Facex - Unifacex
Curso: Nutrição
Disciplina: Bioquímica dos Alimentos
Professora: Fernanda Barros











FRUTOSE







Carla Ozenir
IzabellyGlaucia Sabrina
Liliane Ferreira Coelho
Marizangela Sabryna Barreto
Micarielly Queiroz





Natal
2014
Introdução
Trata-se de um monossacarídeo, encontrado com mais abundância em frutas e nomel. A palavra frutose deriva do latim Fructus, que significa fruta.
A frutose ocorre em quantidades significativas em dietas e fazem importantes contribuições ao metabolismo energético, por esse motivouma dieta equilibrada e com ingestão adequada de frutose é muito importante.
A frutose não é apenas um açúcar encontrado em frutas, mais também está presente em vários produtos de origem industriale que faz parte da nossa dieta habitual como: refrigerantes, sorvetes, ketchup, bolos e etc, na maioria desses produtos não são produzidos com a fruta em si e sim com seus derivados, como por exemplo,o xarope de milho, liquido doce e pegajoso utilizado como adoçante na confeitaria que é feito a partir do amido de milho e é composto principalmente de glicose.
É o açúcar mais doce que existe, poresse motivo é tão utilizado na indústria de alimentos.
Devemos salientar que o consume de frutose é essencial para nosso organismo, pois seu consumo é de importante para obtermos energia, maisdevemos salientar que seu consumo em excesso pode ser tóxico.



Estrutura

Sua estrutura é apresentada pela fórmula química C6H12O6, sendo classificada como uma hexose. Trata-se de um carboidratosimples, por esse motivo não sofre hidrolise.
Sua forma molecular é idêntica a da glicose, o que as diferencia são seus grupos, onde na frutose é apresentada o grupo cetona, já na glicose é o grupoaldeído. Ambas podem ser representadas em cadeia aberta (acíclica) e cadeia fechada (cíclica).




Fontes Alimentares

Frutas
As frutas são classificadas de acordo com a quantidade de frutose...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • identificação de frutose
  • intolerancia a frutose
  • As frutas e as frutoses
  • Apresentação
  • Frutose na Obesidade
  • Frutose Parte Alana
  • Metabolismo da Frutose-Bioquimica
  • Consumindo frutose sem glicose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!