Frutiovinocultura Semin Rio Agroecologia 2015

820 palavras 4 páginas
Frutiovinocultura
Integração Lavoura- PecuáriaFloresta

Introdução
A possibilidade de integrar, no mesmo espaço, a criação de animais com o cultivo de espécies arbóreas, de modo especial de frutíferas, tem despertado crescente interesse nos últimos anos, em função do enorme potencial de benefícios que o sistema pode trazer a esse tipo de empreendimento rural.
No Brasil, alguns ensaios da EMBRAPA e de produtores individuais, mostraram ser possível viabilizar essa tecnologia com ovinos em pomares irrigados de mangueiras e videiras(Vale do Rio São Francisco).

Caracterização do sistema
A base do sistema é a subdivisão da fruteira em diversas parcelas que serão pastejadas em rotação, por um dado número de cabeças, agrupadas em um piquete móvel de cerca eletrificada.
O pasto nativo pode ser uniformemente consumido antes de transferir os animais para a parcela seguinte

A ideia é que o sistema mantenha os ovinos na área da fruteira, por sete a nove meses do ano, deixando a mesma livre de animais nos períodos de maior vulnerabilidade, como a floração e a frutificação.
Como diretriz geral, os animais só devem ser colocados para pastar nos pomares em que as fruteiras já estiverem em idade de produção , o que varia de acordo com a espécie.
A possibilidade de danos mais sérios é muito grande nas plantas jovens.

As Fruteiras com que consorciar
Mangueira:Manejo mais cuidadoso, principalmente no que concerne ao período de pastejo, para evitar danos às plantas. Videira e Goiabeira: Espécies mais restritivas, exigindo um manejo mais cuidadoso.
Cada propriedade deve definir um sistema próprio de manejo dos animais que se adeque às práticas de cultivo da fruteira requeridas pelo modelo de produção empregado. Tipos de pastos para ovinos
Os animais, durante sua permanência em um piquete com mangueiras, ingeriram sequencialmente, as espécies nativas mais apetecíveis, depois as folhas dos ramos inferiores da fruteira e, finalmente retidas no piquete pela cerca eletrificada, as

Relacionados