Fruticultura no perímetro irrigado no gorutuba

Páginas: 8 (1963 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

NOME









FRUTICULTURA NO PERÍMETRO IRRIGADO GORUTUBA













Janauba
2011
nome






FRUTICULTURA NO PERÍMETRO IRRIGADO GORUTUBA







Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ..............


Orientador: Prof............










Janaúba- MG

2011


FRUTICULTURA NO PERÍMETRO IRRIGADO GORUTUBA






A Fruticultura é o ramo da agricultura que visa produzir economicamente e racionalmente frutos em geral com o intuito de comercializar o mesmo. Afruticultura é uma atividade de grande importância para os homens, tanto considerando os aspectos econômicos e sociais, como por representar uma importante fonte de nutrientes.(wikipedia)
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com 42 milhões de toneladas produzidas de um total de 340 milhões de toneladas colhidas em todo o mundo, anualmente. Apesar deste lugar de destaque, opaís está no 12º lugar nas exportações de frutas. Deste volume total de produção, acredita-se que as perdas no mercado interno possam chegar a 40%. Contribuem com estes números, o mau uso das técnicas de manejo do solo e da planta, falta de estrutura de armazenamento, logística, embalagens inadequadas e a própria desinformação do produtor.
De acordo com o IBRAF (2005), mesmo considerando omercado ainda incompleto e salientadas as vantagens comparativas do Brasil na fruticultura, como clima, solo, disponibilidade de água, entre outros, a produção nacional encontra entraves estruturais e conjunturais que comprometem a competitividade da cadeia. Como conseqüência, inibe o efeito multiplicador da atividade enquanto instrumento de alavancagem do desenvolvimento regional. As principaisrestrições do setor, sobretudo no que diz respeito à sua inserção no mercado mundial, concentram-se nas dificuldades de atender aos padrões elevados de qualidade para consumo, custos elevados de produção e falta de infra-estrutura pós-colheita, presença de regulamentações desestimuladoras e canais de comercialização inadequados.
Segundo o IBRAF (2005) o Estado de Minas Gerais pode sercaracterizado como um dos principais produtores de frutas do país, o que não impede, entretanto, que cerca de 75% do volume consumido internamente seja importado de outras regiões. Quanto às vendas no mercado internacional, verifica-se que as mesmas restringem-se quase que totalmente ao abacaxi (89%), perfazendo um total de US$ 1,9 milhões, incluindo frutos in natura e derivados.Uma das principais regiões produtoras é a Norte, onde a fruticultura comercial encontra-se instalada há cerca de treze anos, tendo por origem a concepção dos projetos públicos de irrigação, com destaque para os perímetros do Jaíba e Gorutuba. Além desses, o município de Janaúba destaca-se como a capital desse pólo fruticultor, girando aproximadamente US$ 42 milhões ao ano. Asprincipais variedades cultivadas são: banana– prata e as do subgrupo Cavendish (Gran Naine, Nanica e Caturra); mangas (Haden, Tommy Atkins e Palmer); uvas de mesa (Itália, Rubi, Niágara, Red Globe); anonáceas (Atemóia, Pinha, Graviola); limão Tahiti; abacaxi (Smooth Cayenne e Pérola); goiaba (Paluma); e maracujá (Doce e Azedo). (IBRAF, 2005).


Um dos principais problemas da região refere-seao baixo grau de escolaridade dos produtores, o que inibe o uso de tecnologias modernas, uma vez que as instruções para manuseio das máquinas e equipamentos devem ser exclusivamente audiovisuais. Entretanto, isso não impede que técnicas modernas de cultivo sejam adotadas em muitas propriedades, como a indução de florada para a manga, mediante utilização de produtos químicos.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O perímetro irrigado de Livramento de Nossa Senhora
  • Adequação de Força Motriz em Sistemas de Irrigação no Perímetro do Gorutuba
  • Diagnóstico preliminar da água utilizada no perímetro irrigado ceraíma
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • Fruticultura
  • fruticultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!