Frutas e Hortaliças

Páginas: 5 (1077 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
O consumo insuficiente de frutas e hortaliças aumenta o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer, e está entre os 10 fatores de risco que mais causam mortes e doenças em todo o mundo.4 Tal consumo equivale a menos de 400 g por dia ou cerca de 7% a 8% do valor calórico de uma dieta de 2.200 kcal/dia.

Estima-se que o consumo de frutas ehortaliças no Brasil corresponda a menos da metade das recomendações nutricionais, sendo ainda mais deficiente entre as famílias de baixa renda.3 Não foram encontrados estudos brasileiros sobre esse consumo. Porém, estudo5 realizado em outro país em desenvolvimento destaca entre os limitantes do baixo consumo de frutas e hortaliças: preços elevados (diante dos demais alimentos e em comparação com arenda das famílias); sistemas ineficientes de produção, distribuição e comercialização; e desconhecimento da população sobre a importância daqueles alimentos para a saúde, sobretudo com relação a hortaliças.

A presente comunicação relata resultados de estudo piloto de intervenção delineado para avaliar o efeito de ações restritas à educação nutricional sobre o consumo de frutas e hortaliças entrefamílias de baixa renda, como parte de um amplo programa de pesquisa para investigar as razões do baixo consumo de frutas e hortaliças no Brasil.Além disso, é uma alternativa aos desperdícios de frutos, em média de 20 a 30% em alguns dos grandes centros de distribuição (Junqueira & Luengo, 2000). Essa tecnologia, também chamada de "fresh cut", tem o objetivo de minimizar as perdas e maximizar oaproveitamento da produção, bem como agregar valor ao produto. O produto minimamente processado ganha cada vez mais importância no mercado de frutas e oleráceas. A International Fresh-cuts Produce Association (IFPA) definiu-os como frutas ou hortaliças que são modificadas fisicamente, mas que mantêm o seu estado fresco (Cantwell, 2000).

De acordo com Osaki e Valentin (2001),os produtosminimamente processados são alimentos que passam por lavagem, classificação, descascamento, corte e embalagem. Podem ainda, em alguns casos, passar por um branqueamento e devem apresentar qualidade semelhante ao produto fresco (SATO, 2009). Muitos fatores influenciam na qualidade das frutas pré-cortadas, como as condições de crescimento e as práticas culturais, a cultivar utilizada, o ponto de colheita, osmétodos usados na colheita e manuseio, os padrões de inspeção, assim como a duração e as condições de armazenamento. O estágio de maturação na colheita é fator importante para a qualidade do produto final, que é o resultado da interação deste fator com a cultivar (Alves et al., 2000).

Hanashiro (2003) lembra que a diferença mais evidente entre os produtos industrializados e os minimamenteprocessados é que estes últimos se apresentam em estado fresco, enquanto os industrializados passaram por processos como cocção, congelamento e/ou inclusão de aditivos químicos; estes últimos têm como principal objetivo aumentar a validade do pro­duto, retardando a velocidade das reações bioquímicas que acabam por ocasionar a perda das propriedades dos alimentos e sua deterioração.

Uma desvantagemé que os frutos minimamente processados possuem tempo de prateleira menor que os frutos intactos, pois sofrem uma série de estresse devido às lesões ocorridas durante o período de preparo (descasque e corte), o que acelera o metabolismo devido à destruição da compatimentação de enzimas e substrato, além de proporcionar o escurecimento da fruta (Bonnas et al., 2003; Kluge et al., 2003, e Sarzi etal., 2002). Existem algumas maneiras de contornar esses problemas, tais como: adição de agentes que evitam o escurecimento enzimático (ácido cítrico e ácido ascórbico), a proliferação de fungos (sorbato de potássio) e a perda de peso (cloreto de cálcio); a utilização de filmes plásticos que modifica a atmosfera a que as frutas estarão submetidas, e o armazenamento das frutas em temperaturas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frutas e Hortaliças
  • Frutas e hortaliças
  • Frutas e hortaliças
  • Frutas e hortaliças
  • Frutas e hortaliças
  • PFH Frutas e Hortaliças
  • Métodos de conservação de frutas e hortaliças
  • Tecnologia de frutas e hortaliças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!