Frusta Es Que Podem Advir Do Uso Das NTICs

711 palavras 3 páginas
As frustrações que podem advir do uso educativo das NTICs.
Aluno: José Aloisio Piller.
Polo: Nova Friburgo.

Vivemos em uma sociedade altamente tecnológica, onde as diversas ferramentes de comunicação nos remetem a um mundo a globalizado e interconectado permitindo que as interações entre os indivíduos se deem de forma rápida e independente da distância que os separam. Partindo deste ponto de vista, as NTCIs se tornaram parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, tanto como ferramenta de ensino como conteúdo pedagógico a ser desenvolvido pelas diversas disciplinas. Devemos deixar bem claro que na atualidade não é possível negarmos os avanços da tecnologia e a imensa gama de aparatos tecnológicos que fazem parte da nossa vida cotidiana e que atingem a sociedade quase que em sua totalidade, desde os mais ricos aos mais pobres. Apesar entender que as NTICs são parte fundamental desta nova forma de ensino que vem historicamente evoluindo, passando por diversas fases: Cartas, telecursos entre outras, seu uso quando mal direcionado e compreendido podem trazer diversas frustrações para todos os envolvidos, como por exemplo:

1. A resistência por parte dos alunos e professores que segundo MORAN; MASETTO e BEHRENS (2006, pg.54): "Alguns alunos não aceitam facilmente essa mudança na forma de ensinar e de aprender. Estão acostumados a receber tudo pronto do professor, e esperam que ele continue “dando aula”, como sinônimo de ele falar e os alunos escutarem.
2. Alguns professores também criticam essa nova forma, porque parece um modo de não dar aula, de ficar “brincando de aula”. Outra frustração com o uso educativo da internet seria segundo MORAN; MASETTO e BEHRENS (2006, pg.54): "Há facilidade de dispersão. Muitos alunos se perdem no emaranhado de possibilidades de navegação. Não procuram o que foi combinado, deixando-se arrastar para áreas de interesse pessoal. É fácil perder tempo com informações pouco significativas, ficando na periferia dos assuntos, sem

Relacionados