Frrdrfrfrf

506 palavras 3 páginas
GABARITO DOS EXERCICIOS DO TEMA 1 DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIÓLOGICOS

1. O que diferencia a ciência do senso comum é a eleição do objeto e do método por parte do conhecimento científico. Isto quer dizer, dentre outras coisas, que enquanto o conhecimento baseado no senso comum, não tem critérios e rigor, o conhecimento cientifico é lapidado e baseado em dados e teorias cientificas.

2. De uma maneira geral a Antropologia é a ciência que estuda o homem em seus aspectos biológicos, sociais e culturais enquanto que a Sociologia é a ciência que estuda o homem em suas relações sociais, ações sociais e fatos sociais. Elas em seus objetivos se complementam, embora também possam ter interpretações distintas.

3. Consta no Manifesto do Partido Comunista que para Marx e Engels o caminho que deve ser seguido para chegar ao comunismo se daria através da revolta do proletariado que, uma vez unidos, assumiriam o poder e transformaria tudo comum a todos.

4. Para o sociólogo Karl Mannheim (1950), a identidade de um indivíduo se forma pela junção entre o que lhe é natural e a sua experiência com outros membros da sociedade. O que necessariamente nos compõe e nos faz ser reconhecidos enquanto individuo e/ou enquanto grupo.

5- A
6- A
7- E
8- C
9- C
10- E
11-E
12-E
06

GABARITO DOS EXERCICIOS DO TEMA 2 DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIÓLOGICOS

1. Uma sociedade é um conjunto de pessoas que estão ligadas por alguns fatores. Dispostas em uma estrutura societal as pessoas que a compõe estão estratificadas a partir dos critérios econômicos e sócias. Assim a estratificação social é a diferenciação de indivíduos e grupos em posições (status), estratos ou camadas, mais ou menos duradouros e hierarquicamente justapostos.

2. As disparidades sociais podem se dá na esfera física, cultural e social. As desigualdades advêm das distintas relações no campo político, econômico e cultural e refletem um sistema social no

Relacionados