frortan

Páginas: 68 (16894 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
 Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto







Larissa Ferreira Silva








Linguagens de Programação












Arcos, 2014Larissa Ferreira Silva








Linguagens de programação




Este trabalho lhe mostrará varias linguagens de programação, que os computadores usam.





Wender Paulo Teixeira







Arcos, 2014Fortran
A família de linguagens de programação conhecida globalmente como Fortran foi desenvolvida a partir da década de 1950 e continua a ser usada hoje em dia. O nome é um acrônimo da expressão "IBM Mathematical FORmula TRANslation System"
As versões iniciais da linguagem eram conhecidas como FORTRAN, mas a capitalização foi ignorada em versões recentes da linguagem começando a partir doFortran 90. Os padrões oficiais da linguagem referem-se a ela atualmente como "Fortran".
A linguagem Fortran é principalmente usada em Ciência da Computação e Análise Numérica. Apesar de ter sido inicialmente uma linguagem de programaçãoprocedural, versões recentes de Fortran possuem características que permitem suportar programação orientada por objetos.
História, versões e revisões


Foi aprimeira linguagem de programação imperativa. O primeiro compilador de FORTRAN foi desenvolvido para o IBM 704 em 1954-57 por uma equipe da IBM chefiada por John W. Backus. O compilador era otimizado, pois os autores acreditavam que ninguém iria usar essa linguagem se a sua prestação não fosse comparável com a da linguagem assembly. Le langage Fortran a connu de nombreuses évolutions1  :
1956.Fortran II é um linguagem de programação criada após sua "original" FORTRAN em 1958.2 Esta originou outras linguagens como BASIC
1958. Fortran III Versão que nunca foi disponibilizada.
1962. Fortran IV A linguagem Fortran foi largamente adaptada por cientistas para a escrita de programas numericamente intensivos, o que encorajou os produtores de compiladores a escrever compiladores que gerassemcódigo mais rápido.
1965. Documento ECMA Fortran3
1966. Fortran 66 (ANSI X3.9-1966)4 , quando a primeira versão padronizada da linguagem, conhecida como FORTRAN IV ou FORTRAN 66, estava disponível, Fortran já era a linguagem mais usada pela comunidade científica. FORTRAN IVfoi padronizada pela American Standard Association (ASA).5 A ampla disponibilidade de compiladores para diferentescomputadores, a simplicidade da linguagem, facilidade para ensiná-la, sua eficiência e as vantagens introduzidas pelo uso de sub-rotinas e compilação independente destas e a capacidade de lidar com número complexo, além de muitas outras características, ajudaram em sua ampla difusão dentro da comunidade científica.
1978. Fortran 77 (ANSI X3.9-1978)6 ,
entre outras melhorias, facilita a programação deestruturas com blocos. « IF / THEN / ELSE / ENDIF ». Em 1978, uma extensão introduzia entre outros « DO WHILE / END DO »7 . Uma característica marcante do FORTRAN 77 são as regras de alinhamento das linhas do programa, uma herança da era dos cartões perfurados. Originalmente, a sintaxe do FORTRAN 77 foi definida de forma que cada linha do programa fosse escrita em um cartão perfurado, com um carácterpor coluna, obedecendo as seguintes regras:
Coluna 1 - usada para indicar linha de comentário. Um carácter na coluna 1 (geralmente "C", "c" ou "*") indicava que todos os demais caracteres a partir da coluna 2 constituíam um comentário e não um comando ou declaração.
Colunas 2-5 - reservadas para os "labels" das linhas (números inteiros entre 1 e 9999). Os labels são usados para identificar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!