FROMA O PELA ESCOLA PNAE

638 palavras 3 páginas
Programa Formação pela Escola
Curso: Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
Cursista(s): Ana Cristina Costa de Cirqueira
Tutor: Daniela Vinagre
Data: 12 de Abril de 2015
Atividade Final do curso PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar do município de Vera Cruz- BA atende em média 6.726 alunos, através de uma distribuição centralizada, sendo as atividades de execução do Programa baseadas no Planejamento Anual das Ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar, elaborada pela equipe técnica de Nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, visando planejar as ações necessárias à execução do PNAE no Município tendo em vista o atendimento das exigências da Resolução FNDE/CD/ n° 26/2013.
As ações do PNAE realizadas no município incluem: Planejamento, elaboração e execução de Cardápios Escolares; Planejamento e supervisionamento das atividades de seleção, compra, armazenamento, produção e distribuição dos alimentos; Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar, Capacitação de Manipuladores de Alimentos, dentre outros.
A Educação Nutricional refere-se ao conjunto de ações formativas, de prática contínua, permanente e multiprofissional, com o objetivo de estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas saudáveis, que colaborem com a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo. Desta forma, a EAN é contemplada com a oferta de refeições saudáveis no ambiente escolar, através da utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares e a cultura alimentar da localidade. Como parte das ações de EAN são realizadas atividades com os escolares, pais (e/ou responsáveis) destes, bem como com os gestores, merendeiras e demais funcionários da unidade escolar. Os cardápios executados no município de Vera Cruz são adequados para atender as recomendações de energia e nutrientes por faixa etária, de acordo com a legislação vigente. Atualmente, são

Relacionados