frojamento

586 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO

Os processos de conformação mecânica são operações em que uma peça é deformada plasticamente, e exemplos desses processos são forjamento, extrusão, fundição ou laminação. Este trabalho explana mais especificamente o forjamento, que consiste na deformação de uma peça metálica a quente, isto é, acima da temperatura de recristalização do material. Tal processo se baseia na aplicação de compressões contínuas ou golpes sucessivos, proporcionando uma peça com boa combinação de propriedades mecânicas e boa precisão dimensional.
Foi escolhida uma peça em particular que passa por processos de forjamento para a elaboração deste trabalho, que é a biela. Tal peça é utilizada para a compressão de combustível nos cilindros dos motores de veículos.

2. CARACTERÍSTICAS DE UMA BIELA

A biela de um motor é o principal componente para transmitir a força do pistão após a explosão do combustível em forma de movimento rotativo ao virabrequim. Devido ao alto desgaste a qual a biela está submetida, essa peça deve ter uma alta resistência à fadiga, alta resistência a altas temperaturas e ser tenaz. A tenacidade é essencial para que sejam detectados defeitos macroscópicos na biela antes de sua fratura de forma catastrófica, o que poderia comprometer até mesmo a segurança daqueles que estivessem dentro do carro.

FORJAMENTO

Processo semelhante à conformação, diferenciado pelo fato de que este acontece por impacto. A matéria-prima é colocada na parte inferior do molde, então a parte superior desce em alta velocidade e atinge a matéria-prima.
A rápida deformação plástica do material beneficia as propriedades mecânicas da peça, gerando encruamento superficial.
Lembrando processo muito utilizado na caldeiraria.
Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

Relacionados

  • conformacao mecanica
    5189 palavras | 21 páginas