Frigorífico

Páginas: 13 (3071 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS – CAMPUS GOIÂNIA
Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental – 4º período.

Isis Ayres
Jacqueline Camilo
Lais Christina
Marciene Martins
Mirna
Nayhara Lima
Vanessa Almeida

TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL:
FRIGORÍFICO.

Goiânia.
Janeiro, 2012.
Isis Ayres
Jacqueline Camilo
Lais Christina
Marciene Martins
MirnaNayhara Lima
Vanessa Almeida

TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL:
FRIGORÍFICO.

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Goiânia, como requisito parcial de avaliação, da disciplina de Efluentes Industriais ministrado pelo professor Wanderlei, do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental – 4º Período.

Professor: Wanderlei

Goiânia.Janeiro, 2012.
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Desde as origens do homem, a carne faz parte da sua alimentação. Exigindo, portanto, o abate de animais, que vem aprimorando suas técnicas através dos tempos. Isto resulta em Processos de Abate que consequentemente geram águas residuárias.
O abate de bovinos é uma das atividades econômicas mais importantes no mercado brasileiro, levando-se em conta que o Brasilé um dos maiores exportadores da carne bovina no mundo. Portanto, este é um setor que deve cumprir todas as leis sanitárias para que não haja recusa do produto pelos compradores. O cumprimento das leis sanitárias conseqüentemente leva ao cumprimento das leis de proteção ao meio ambiente.
Todos os estabelecimentos lançam as águas residuárias diretamente em cursos d’água que, se forem volumosos eperenes, são capazes de diluir a carga recebida em maiores prejuízos. Porém, o que freqüentemente acontece é que os rios são de pequeno porte e o efluente do Matadouro é tão volumoso que torna as águas receptoras impróprias à vida aquática e a qualquer tipo de abastecimento, agrícola, comercial, industrial ou recreativo. Nesses casos, o efluente do Matadouro se constitui, como agente de poluiçãodas águas, em ameaça à Saúde Pública.
A demanda pela água está crescendo mundialmente, à medida que a população, a atividade industrial e a agricultura irrigada expandem-se. Os processos industriais, apesar de ocuparem a segunda posição no consumo total de água são um dos principais responsáveis pela poluição das águas, quando lançam efluentes sem tratamento adequado aos corpos de receptores(lagos, rios córregos, etc.) A atividade de abate de bovinos, além de utilizar grande quantidade de água, que em quase toda sua totalidade é descartada como efluente líquido é uma das atividades econômicas de grande potencial de poluição.
Os problemas ambientais gerados pela atividade de frigoríficos estão relacionados com os seus despejos ou resíduos oriundos de diversas etapas do processamentoindustrial. As águas residuárias contêm sangue, gordura, excrementos, substâncias contidas no trato digestivo dos animais, fragmentos de tecidos, entre outros, caracterizando um efluente com elevada concentração de matéria orgânica. Esse efluente, quando disposto ao meio ambiente sem tratamento, representa focos de proliferação de insetos e de agentes infecciosos, os nutrientes presentes nos efluenteslíquidos de frigoríficos, quando em excesso, trazem sérios problemas, aos corpos receptores como o fenômeno da eutrofização.
Os resíduos industriais independentes da sua composição devem atender às normas estabelecidas pela legislação. Para efluentes líquidos devem ser seguidas as normas prescritas pela RESOLUÇÃO do CONAMA Nº 357 de 17/03/05.

CAPÍTULO 1 – FRIGORÍFICO.

Desde os primórdios dacivilização, a carne faz parte da alimentação humana, o que levou a civilização moderna à produção em larga escala e ao abate de animais. O processo de abate vem se aprimorando ao longo do tempo e, conseqüentemente, a geração de águas residuárias. Os frigoríficos, de modo geral, lançam seus efluentes, devidamente tratados ou não, em corpos hídricos. A resolução nº. 357 do Conselho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • frigorifico
  • Frigorifico
  • frigorifico
  • Frigoríficos
  • Frigorificos
  • Frigorifico
  • frigorifico
  • Frigorificos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!