Friedrich Nietzsche O filósofo da afirmação da vida

Páginas: 10 (2355 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
Universidade Federal de Goiás
Discentes: André Proença, Caio Cardoso, Igor Vieira, Laís Neves e Marcilio Junior





Friedrich Nietzsche
O filósofo da afirmação da vida













Goiânia
2013
Discentes: André Proença, Caio Cardoso, Igor Vieira, Laís Neves e Marcilio Junior






Friedrich Nietzsche
O filósofo da afirmação da vida




Trabalho escrito apartir do seminário sobre o filosofo Friedrich Nietzsche. Submetido a Universidade Federal de Goiás. Refirido a disciplina de Geografia e Sociedade.



Professora Dra. Valéria Cristina Pereira




Goiânia
2013
Discentes: André Proença, Caio Cardoso, Igor Vieira, Laís Neves e Marcilio Junior



Friedrich Nietzsche
O filósofo da afirmação da vida


Trabalhoescrito a partir do seminário sobre o filosofo Friedrich Nietzsche. Submetido a Universidade Federal de Goiás. Refirido a disciplina de Geografia e Sociedade.


Data de defesa: 12 de julho de 2013.
Resultado:______________



Banca examinadora


Valéria Cristina Pereira Professora Dra. ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ ________________________Introdução
Friedrich Wilhelm Nietzsche durante toda a vida tentou explicar o insucesso de sua literatura, chegando à conclusão de que nascera póstumo, para os leitores do porvir. O sucesso de Nietzsche, entretanto, sobreveio quando um professor dinamarquês leu a sua obra, em 1888. Muitos estudiosos da época tentaram localizar os momentos que Nietzsche escrevia sob crises nervosas ou sob efeito de drogas(Nietzsche estudou biologia e tentava descobrir sua própria maneira de minimizar os efeitos da sua doença). Estudar Nietzsche é compreender o mundo de um ponto de vista com certa anormalidade. Ele tinha um sentido profundamente arraigado da arte e da literatura. Foi uma figura que exerceu fascinação sobre muitos, em diversos países, muito particularmente na Alemanha, não somente porque era sualíngua, mas porque era um grande escritor em língua alemã.





















Biografia
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu numa família luterana, em 15 de outubro de 1844. Filho de Karl Ludwig, seus dois avós eram pastores protestantes. O próprio Nietzsche pensou em seguir a carreira de pastor: entretanto, rejeitou a crença religiosa durante sua adolescência e o seu contato coma filosofia afastou-o da carreira teológica. Iniciou seus estudos no semestre de Inverno de 1864-1865 na Universidade de Bonn em filologia clássica e teologia evangélica. Em Bonn, participou da Burschenschaft Frankonia, que acabou abandonando em razão de sua participação nesta organização atrapalhar seus estudos. Transferiu-se, depois, para a Universidade de Leipzig: isso se deveu, acima de tudo,à transferência do professor Friedrich Wilhelm Ritschl (figura paterna para Nietzsche) para essa Universidade. Durante os seus estudos na universidade de Leipzig, a leitura de Schopenhauer ("O Mundo como Vontade e Representação", 1820) veio a constituir as premissas da sua vocação filosófica. Aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, Nietzsche foi nomeado, aos 24 anos, professor defilologia na universidade de Basileia. Adotou, então, a nacionalidade suíça. Desenvolveu, durante dez anos, a sua acuidade filosófica no contato com o pensamento grego antigo, com predileção para os Pré-socráticos, em especial para Heráclito e Empédocles. Durante os seus anos de ensino, tornou-se amigo de Jacob Burckhardt e Richard Wagner. Em 1870, comprometeu-se como médico voluntario na Guerrafranco-prussiana. A experiência da violência e o sofrimento chocaram-no profundamente.
Em 1879, seu estado de saúde obrigou-o a deixar o posto de professor. Sua voz, inaudível, afastava os alunos. Começou, então, uma vida errante em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento (Veneza, Gênova, Turim, Nice, Sils-Maria: "Não somos como aqueles que chegam a formar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Friedrich Nietzsche
  • Filósofo alemão friedrich nietzsche
  • Filósofo alemão friedrich wilhelm nietzsche
  • A AFIRMAÇÃO DA VIDA COMO IMPERATIVO ÉTICO EM NIETZSCHE
  • Principais filosofos: Friedrich Nietzsche , Platão e Socrates
  • HISTÓRIA PARA A VIDA: O SABER HISTÓRICO SEGUNDO FRIEDRICH NIETZSCHE.
  • Friedrich Nietzsche
  • Friedrich Nietzsche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!