Friedrich Froebel - Conceitos Pedagógicos

Páginas: 4 (940 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
FRIEDRICH FROEBEL
Friedrich Froebel viveu na Prússia, de 1782 a 1852, destaca-se no cenário educacional dos tempos modernos. Ele era compreendido por muitos que o consideraram um inspirado, mastambém por muitos foi condenado.
Houve pessoas que o consideraram um perigoso revolucionário. Também têm aqueles que julgam os seus princípios se relacionam somente com a educação infantil. Eaqueles que acham que Froebel é apenas o fundador dos jardins de infância.
Froebel é considerado hoje o reformador educacional mais completo do século XIX.
Depois que suas idéiasreformularam a educação, descobriu-se que sua inspiração saiu do amor à criança e à natureza. A essência de sua pedagogia são as ideias de atividade e liberdade.
Após trabalhar com Pestalozzi, em 1837,Froebel abriu o primeiro jardim de infância e passou a dedicar toda sua vida à fundação de jardins de infância, à formação de professores e à elaboração de métodos e equipamentos para as instalações.Os ideais de Froebel foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos, foram banidos da Prússia.
Embora sobre a influência de Pestalozzi, Froebel foi totalmente independente ecrítico, formalizando os seus próprios princípios educacionais.
Na sua obra A educação do homem (1826) ocorre a afirmação que:
"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolvea condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, seelevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".
Cada objeto do Universo é parte de algo mais geral e tambémuma unidade e se for considerado em relação a si mesmo. A atividade produtiva exige a integração da memória, da percepção, do raciocínio, da vontade com os nervos, músculos e órgãos sensoriais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Friedrich froebel
  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel
  • Friedrich Froebel
  • Friedrich Froebel
  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel
  • FRIEDRICH FROEBEL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!