frica surge et ambula

1048 palavras 5 páginas
SURGE ET AMBULA: PROFETA JESUS, APÓSTOLO JOÃO, E POETAS ANTERO DE QUENTAL E RUI DE NORONHA: SAI POESIA!

NOTA PRÉVIA:

"Ó ÁFRICA, SURGE ET AMBULA" Poema de RUI de NORONHA
Enviado por Maria do Mar em 30/10/2008 17:18 para o texto: Ó ÁFRICA PÁTRIA DO MUNDO © (T1256279) de João Craveirinha: Não resisti em deixar aqui este belo poema do grande Rui De Noronha, que ao ler o seu poema me surgiu, assim de vontade”...
(Diria eu aqui do recanto que “surgiu” na Maria do Mar, UMA ESPÉCIE DE SAUDADE do anteontem, sugerido pelo meu poema em):
Excerto: Ó África Pátria do Mundo – Enquanto te espreguiças – Numa letargia sem fim – O Mundo lá fora implacável – Prossegue – Na senda auto-destrutiva – Do Planeta e de Ti
……………………………….
Ó África Pátria do Mundo – Teus filhos no poder – O que fazem então?! – Aconchegados nos sofás dos Mercedes – Com whisky e televisão!? – Importados, longe do sertão – (Made in Germany, UK e Japão) – Enquanto seus súbditos minguam – Sem um tostão… (João Craveirinha)…
Ver COMPLETO em http://recantodasletras.uol.com.br/poesias/1256279

SUGESTIONADO PELA “MARIA DO MAR” DO RECANTO DAS LETRAS FUI AO MEU ARQUIVO E COMPILEI ESTE TEXTO A PARTIR DE MAIS ELEMENTOS:
(Introduções a partir de conhecimento pessoal da obra e de dados inéditos do autor; primeira versão do poema “sugerido”; tradução em inglês e acesso a fontes credíveis)

INTRODUÇÃO

... Surge… et… ambula (Levanta-te e anda) – Foi com estas palavras que Jesus Cristo curou o paralítico. http://www.anossaescola.com/esvagos/dossies_ver.asp?ID=38 Vulgate (Latin): John Chapter 5 (S.João, capítulo 5)

8 Dicit ei Jesus: Surge, tolle grabatum tuum et ambula. ... (segundo): http://www.sacred-texts.com/bib/vul/joh005.htm Nos Açores (Portugal) o Poeta português, ANTERO DE QUENTAL (Ponta Delgada, 18 de Abril de 1842 — 11 de Setembro de 1891) escreveu um poema inspirado nessa frase bíblica...SURGE (tolle grabatum tuum) ET AMBULA…intitulando: A UM POETA’ Surge et ambula! (em anexo)
Em Moçambique décadas mais tarde a

Relacionados