Frica De Todos N S Tr Fico Negreiro

Páginas: 3 (727 palavras) Publicado: 25 de março de 2015
COLÉGIO MARISTA CHAMPAGNAT DE UBERLÂNDIA







NOME: LAURA SOARES BORGES
7° ANO 71
PROFESSORA: ELISÂNGELA M. RODRIGUES






TÍTULO: ÁFRICA DE TODOS NÓS
TEMA: O TRÁFICO NEGREIRO







UBERLÂNDIA2014
O Tráfico Negreiro no Brasil Colonial

Tráfico negreiro tem por significado o transporte forçado de negros, principalmente africanos, na condição de escravos, pra trabalharem nas terras ecolônias europeias, durante a época colonial.
O comércio de escravos era muito comum nessa época. Esses escravos era tratados como mercadorias, ou seja, alguns eram mais "baratos" poispossuíam qualidades piores, eram velhos, doentes, fracos. Os mais fortes, saudáveis , novos eram os mais "caros" e os que mais vendiam.
Os portugueses que vieram para o Brasil estavam preocupados comextração de tudo o que fosse precioso daqui. Por isso, esse trabalhadores não remunerados geralmente trabalhavam na extração do pau-brasil e no cultivo de cana-de-açúcar. muitas vezes, também,trabalhavam servindo as famílias portuguesas, fazendo as atividades domésticas, cuidando de seus filhos, etc.
Quando não cumpriam suas funções, os africanos eram castigados. O castigo mais utilizadopelos portugueses era o chicote.
Os africanos praticavam, obviamente escondidos, seus rituais e festas. Apesar da proibição dos portugueses, os escravos achavam que era importante a práticadessas celebrações, que deram origem à luta espiritual chamada capoeira, o candomblé e algumas religiões.
Depois de um certo tempo, os negros foram perdendo a "paciência", ou seja, eles pararamde aceitar pacificamente a escravidão, provocando agitações que ocorriam quase regularmente nas fazendas, onde escravos em bandos fugiam, criando nas florestas os célebres quilombos (lugares aondehabitavam apenas escravos fugitivos). Ali viviam em liberdade para realizar seus rituais, suas festas e também para falar sua própria língua. O quilombo mais importante foi o de Palmares, cujo líder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAR UMA FUN O DE TODOS N S
  • N Vel Tr Fico Pr Tarde
  • Pra N O Olhar Pra Tr S
  • PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODU O Os Tr S N Veis
  • 09 Treli as m todo dos n s
  • N VEL DE SATISFA O SEXUAL ENTRE TR S GERA ES 3
  • McDonald Apresenta Tr S N Veis De Cultura 1
  • Tr fico Humano e Arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!