Friba Otica

1065 palavras 5 páginas
Introdução:

A ótica é a ciencia que estuda as propriedades da luz e tenta interpretá-las, esta apresenta-se simultaneamente, como ciência e como conjunto de técnicas. Esta circunstância possibilitou tanto o progresso da disciplina, com a compreenção de fenómenos implicitos à natureza da luz, como o fabrico de instromentos que conduziu à descoberta de fenómenos tanto a uma escala muito grande como a uma muito pequena.
A fibra é um filamento ou célula filamentosa constituinte de certos tecidos animais, vegetais ou minerais.
Podemos então dizer que a Fibra ótica é um filamento relacionado com as propriedades da luz.

Fibra Ótica:

Surgimento da Fibra Ótica:
As ideias da criação da fibra ótica remotam ao século VI a.C., onde a tribo “Esquilos” comunicou aos “Argos” que as defesas de Troia tinham caido, através de sinais luminosos feitos por fogo. 100 a.C, vidros de qualidade óptica somente apareceram após o surgimento dos famosos cristais venezianos, na época da Renascença. Os princípios da fibra óptica são conhecidos desde a Antiguidade e foram utilizados em prismas e fontes iluminadas.
Os primeiros experimentos que utilizaram a fibra óptica atual ocorreram em 1930 na Alemanha, mas as pesquisas sobre suas propriedades e características apenas se iniciaram por volta de 1950. Hoje, as fibras ópticas são largamente utilizadas e representam uma revolução na transmissão de informações. Hoje em dia, as fibras ópticas utilizadas em sistemas podem operar com taxas de transmissão que chegam até 620 Mbp/s (megabits por segundo). Apenas para dar uma ideia de grandeza, esta taxa é aproximadamente dez mil vezes a taxa dos modems utilizados pela maioria dos usuários da Internet.

Constituição da fibra ótica:
A fibra ótica é um filamento ou fibra de matéria dielétrica (isolante) destinada a guiar ondas electromagnéticas nos domínios do visível ou do infravermelho.
Uma fibra ótica é constituida por duas camadas camadas de vidro transparente:
Um núcleo – com um

Relacionados

  • Optoelectrónica
    1572 palavras | 7 páginas
  • Tecnologia
    4820 palavras | 20 páginas
  • Classificações de redes
    7496 palavras | 30 páginas