frfdsds

276 palavras 2 páginas
1) O filme se passa numa época muito remota da nossa história, a saber o medievo, no entanto sua temática é por muito atual, no que diz respeito à questão do conhecimento. De que maneira o conhecimento é apresentado no filme. Apresente exemplos. 2) O que as universidades lecionavam no período medieval segundo o filme? cursos de Direito, Medicina e Teologia.

3) O que o filósofo Guilherme tinha por método para solucionar os crimes no mosteiro? r- Guilherme de Baskerville, utilizava-se da ciência e consequentemente da razão para solucionar os crimes que ocorreram no mosteiro, trabalhava sob a evidência e a observação,

4) Por que o riso era proibido segundo os monges?
O riso poderia "desviar" e "desvirtuar" o bom caminho da fé cristã.

5) Qual a relação entre fé e razão abordada na película?

6) Por que o livro de Aristóteles representara um perigo para o monges? o livro era considerado uma grande heresia pelas autoridades da Igreja, pois ameaçava a consistência da autoridade da mesma, assim como o temor constante dos fiéis.

7) Explique o problema do dogma presente na obra tendo como base o argumento de Guilherme.

8) As questões debatidas eram pertinentes para o desenvolvimento do saber científico? Justifique.

9) O que representa a metáfora do cordão no labirinto?

10) O que podemos pensar sobre a espécie de 'cegueira' no velho monge? ela tem algo a nos dizer sobre a ideia passa no filme? r- Sua fala e seus olhos simbolizam, possivelmente, o não querer enxergar.A idéia de cegueira pode ser proposital, uma vez que ele parece preferir as suas verdades a mudar suas concepções.

Relacionados