frewtr

Páginas: 2 (274 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALGOAS – UFAL

INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA – IQB

MATÉRIA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA 2

PROFESSOR: JOSÉ GINALDO SLVA JR.

ALUNO:RAMON RÁDLEY FEREIRA DAMASCENO

Resumo: Termoquímica

1 Transformação física

A variação de entalpia numa transição de fase

A conversão entre duas fases de umasubstancia é denominada de transição de fase, tal como ocorre na vaporização. A maioria das transições de fase é acompanhada de uma variação de entalpia, pois o rearranjo deátomos ou moléculas requer energia.

A vaporização de um líquido é um processo endotérmico, isto porque é necessário que calor seja fornecido ao sistema para que amudança aconteça.

A energia que deve ser fornecida como calor a pressão constante por mol de moléculas no processo de vaporização é a entalpia de vaporização (vapH). Essamesma informação pode, ainda, ser indicada na forma de uma equação termoquímica, como no caso da água:

H2O(l) H2O(g) H = + 44 kJ

A equação termoquímica nos mostraa variação de entalpia que acompanha a conversão de certa quantidade de reagente, que é igual ao seu coeficiente estequiométrico presente na equação química.

Umaoutra transição de fase muito comum é a fusão. A variação da entalpia por mol de substancia no processo de fusão é chamada de entalpia de fusão, fusH.

O processo inversoda vaporização é a condensação; o da fusão, o congelamento. Se mantidas as condições de temperatura e pressão, a variação de entalpia de transição de um processo inverso éo negativo da variação da entalpia de transição do processo direto:

H2O(s) H2O(l) H = + 6,01 kJ

H2O(l) H2O(s) H = - 6,01 kJ

e, em geral

diretaH = -inversaH
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!