Freud e o homem dos ratos

Páginas: 4 (994 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
FREUD E O HOMEM DOS RATOS

      Freud tratou um jovem cujo trabalho foi publicado como "Homem dos Ratos" (1909) (Vol. X da Coleção das Obras Completas de Freud daEditora Imago . Freud procurouformular, a partir do estudo do caso, uma explicação sobre a neurose obsessivo-compulsiva à luz da teoria psico-sexual do desenvolvimento. Para tanto, realizou uma descrição rica e precisa de rituais eobsessões que seu paciente apresentava, buscando interpretá-los à luz de sua teoria. Tal concepção prevaleceu até pouco tempo atrás, quando novos fatos vieram modificar essas concepções.

     Opaciente, um jovem de educação universitária, apresentou-se a Freud com a queixa de obsessões desde sua infância, mas com uma maior intensidade nos últimos 4 anos de sua vida. Sofria de TEMORES de quealgo acontecesse a duas pessoas de quem mais gostava - seu pai e uma jovem a quem admirava. Além disso, tinha consciência de IMPULSOS COMPULSIVOS - tais como, por exemplo, de cortar sua garganta comuma navalha -, produzindo posteriormente PROIBIÇÕES, muitas vezes em conexão com coisas triviais, como no dia em que a jovem de quem gostava ia partir, e ele bateu com o pé numa pedra da estrada em quecaminhava, e foi obrigado a afastá-la do caminho, pondo-a à beira da estrada, pois lhe veio a idéia de que o carro dela iria passar e poderia acidentar-se nessa pedra. Contudo, minutos depois pensouque era um absurdo, e foi obrigado a voltar e recolocar a pedra à sua posição original.

     A experiência que precipitou a primeira consulta do paciente com Freud ocorreu quando estava emmanobras em uma unidade militar. Um oficial descreveu uma forma de tortura na qual o prisioneiro ficava sentado nú, amarrado sobre um recipiente contendo ratos, que buscavam escavar seu ânus em busca de umasaída. Tal pensamento passou a invadir sua mente sem que fosse capaz de evitá-lo, causando-lhe grande aflição. Achava que isso poderia acontecer com a jovem de quem gostava e com o pai, já falecido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem dos ratos freud estudo de caso
  • Resumo sobre o homem dos ratos
  • o HOMEM DOS RATOS
  • O homem dos ratos
  • homem dos ratos
  • homem rato
  • O homem dos ratos
  • Análise de uma obsessão ''o homem dos ratos"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!