Freud e Jung

Páginas: 37 (9086 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
PSICANÁLISE E PSICOLOGIA ANALÍTICA

1) Faça considerações sobre o lugar de Freud e do movimento psicanalítico no estudo do homem.

Para traçar considerações à respeito do lugar de Freud no movimento psicanalítico é necessário conhecer sua vida e sua obra, já que sua contribuição para o estudo do homem é reflexo dos estudos que desenvolveu durante sua vida.

Sigmund Freud (1856-1939)Desenvolvimento da Psicanálise

Conhecer a vida de Freud é fundamental para se compreender a sua teoria, uma vez que seu sistema tem ligação com sua vida. Freud nasceu em Freiberg em 1856. O seu pai era comerciante de lãs (mal sucedido) e por isto se mudou com a família para Leipzig, mais tarde se mudou para Viena onde Freud permaneceu por quase oitenta anos.
Freud quando criança, sentia medo eamor por seu pai, pois este era rigoroso e autoritário, já pela sua mãe ele tinha uma enorme paixão, uma vez que ela era protetora e amorosa. Foi este amor pela mãe e esse medo pelo pai que Freud muito tempo depois denominou complexo de Édipo.
Seus pais sempre lhe deram apoio em relação aos estudos, pois sempre demonstrou grande capacidade intelectual. Freud graduou-se com distinção aosdezesseis anos porque era considerado um aluno brilhante. Ele sempre se interessou pela civilização, a cultura humana, as relações humanas e a história militar. Se interessou pelo conhecimento científico e com hesitação foi fazer medicina. Começou seus estudos na Universidade de Viena em 1873 e se concentrou na biologia (questões ligadas aos testículos de enguias) dessa forma, já mostrava interesse naspesquisas que se relacionassem com o sexo.
Freud durante seu treinamento médico fez experiências com a cocaína, sendo o responsável pela sua introdução na prática médica, também além de usá-la ele ofereceu para sua noiva, para suas irmãs e para seus amigos. Ele descobriu que a cocaína curava sua depressão e ajudava na sua ingestão. Publicou seu artigo sobre o uso benéfico da cocaína em 1884,sendo considerado parcialmente responsável pela epidemia de seu uso. Segundo Masson (1985), Freud teria usado a droga até a meia idade o que aponta as suas cartas.
Durante seu treinamento hospitalar Freud se especializou na anatomia e nas doenças orgânicas do sistema nervoso ( paralisia, afasia lesões cerebrais em crianças e patologia da fala). Quando se formou em 1881 ele começou a praticar aneurologia clínica. Freud adiou seu casamento com Martha Bernays várias vezes devido a situação financeira de ambos. Depois de quatro anos de namoro Freud se casou, emprestando dinheiro e penhorando seus relógios, mais tarde sua situação melhorou financeiramente.
Freud teve seis filhos, porém como ele se dedicava horas ao trabalho ele não pode passar muito tempo com eles e com a esposa.Nesse período Freud conheceu o médico Josef Breuer (1842-1925). Este ofereceu para Freud, além de sua amizade, conselho e até dinheiro emprestado. Os dois discutiam casos clínicos de paciente, inclusive Anna O. que seria fundamental para o desenvolvimento da psicanálise. Anna O. apresentava vários sintomas histéricos, incluindo a paralisia, a perda de memória, a deterioração mental, náuseas edistúrbios da visão e da fala. O médico Breuer a tratou pelo método hipnótico, segundo ele o método fazia com que ela se recordasse de experiências fazendo a falar sobre eles, e isto parecia aliviar os sintomas.
Breuer contou para Freud que as experiências recordadas pela Anna sob hipnose envolviam algum pensamento ou evento que ela considerava repulsivo. Como a mulher de Breuer teve ciúmes doestreito relacionamento entre ele e sua paciente Anna O. ele pegou essa relação e denominou mais tarde de transferência positiva, ou seja, Anna transferiu seus sentimentos pelo pai para o médico. Segundo Schultz (ano), “Breuer também deve ter sentido um apego emocional pela paciente”. ( p.334). Como ele percebeu a situação como ameaçadora ele teve que dispensar a paciente. Anna O. ficou extremamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Freud e jung
  • Freud & Jung
  • Freud e jung
  • biogradia de freud e jung
  • INTEGRAÇÃO DE FREUD LACAN E JUNG
  • Relações entre a teoria de freud e de jung
  • Biografia de freud e jung
  • Freud e Jung comparações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!