Freud, id, superego, consciência, ligação com complexo de édipo + eros e tânatos

Páginas: 3 (605 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Freud, o Ego, o Id e o Superego: a tradição da moral e da Lei
 
Para os estudiosos do direito talvez a parte mais interessante da psicanálise seja a metapsicologia.   Sigmund Freud  percebia ,principalmente  depois da Primeira Guerra Mundial, que havia necessidade de  refinar a distinção entre consciência e inconsciente e criar o que se convenciona chamar de  Segunda Tópica.  Freud passava aatender pessoas traumatizadas pelas cenas de violência presenciadas na Primeira Guerra Mundial e se questionavas porque os seres humanos,  que aparentemente deveriam  buscar  prazer,   se envolvem  emguerras.    Chegou à conclusão de que o ser humano obedecia inconscientemente a duas pulsões: a  pulsão de vida e de morte.   Freud chama a  pulsão de vida ( ligada à sexualidade e a reprodução)de Eros, a de morte (ligada à agressividade e destruição)  de Tânatos . Com procura repetir experiências prazerosas, o ser humano busca também  experiências desprazerosas ,  no limite a  agressividade emorte, numa tentativa de resolver um conflito inconsciente.
As nossas pulsões são forças anárquicas e buscam a realização.  Atuam no que Freud chama de “Id” (nem feminino, nem masculino, como “it” eminglês), algo sobre o qual não temos controle. Dizemos muitas vezes, quando agimos sem pensar: “foi mais forte que eu”. Daí a necessidade da lei  de manter as pulsões  sob controle.  Para que haja aconvivência numa sociedade civilizada, a imposição da lei, a  castração,  procura, portanto, não somente regular a sexualidade como  também impedir que a agressividade se manifeste.   Podemos chamar oEgo, o eu,  grosso modo,  com a consciência.   Pelo Ego estamos ligados à realidade, o mundo, no qual vivemos  cujas limitações somos obrigados a aceitar.  
No entanto, Ego não é suficiente parasegurar as pulsões. O que mantém as pulsões  sob controle é para  Freud o que chama de Superego que se “localiza” entre o Ego  e o Id.
Para quem estuda a lei, o superego é especialmente interessante,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Ego, o ID e o Superego
  • SIGMUND FREUD: COMPLEXO DE ÉDIPO
  • Psicanálise de Freud, ID, EGO, SUPEREGO
  • Psicanálise de Freud Id, Ego e superego para compreensão do aparellho
  • Freud: Psicanálise, Id, ego e superego, conceitos e características
  • Trabalho Freud Além da Alma e o Complexo de Édipo
  • Complexo de edipo
  • Complexo de édipo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!